Marketing analítico como aliado para o crescimentoCrescimento baseado em dados

O marketing analítico é uma área dentro do estudo de marketing que utiliza métricas, dados e tecnologias como base para a tomada de decisões estratégicas das empresas. Desse modo, essa técnica é capaz de extrair informações importantes para a execução das estratégias do negócio.

Para construir um marketing analítico bem-sucedido, é preciso adotar uma estrutura organizacional data driven, ou seja, criar processos que consigam rastrear, coletar e examinar os dados de forma estratégica, pois não adianta ter acesso a um vasto fluxo de dados quando a empresa não compreende como lidar com eles.

Como alinhar o marketing analítico a bons resultados?

Considerado atualmente como um diferencial competitivo para as empresas, o marketing analítico consegue responder a várias perguntas relevantes para a gestão do negócio, como quais canais de marketing estão gerando mais impacto, como os concorrentes estão direcionando os seus recursos, e o que está ou não funcionando entre as estratégias adotadas.

Para entender melhor como isso funciona na prática, confira a seguir como o marketing analítico contribui ativamente para o crescimento das empresas.

Identificar novas tendências

Através do marketing analítico, a empresa é capaz de desvendar o comportamento do mercado, descobrir como está a aceitação do público em relação a produtos recém-lançados e identificar quais são as tendências com o maior potencial naquele momento. A partir dessas informações, se torna mais fácil definir quais serão as próximas ações do negócio.

Estimar resultados futuros

Apesar da imprevisibilidade do futuro, e de vários fatores terem o poder de influenciar no desfecho de uma ação, o marketing analítico concede dados que ajudam a vislumbrar o que ainda está por vir, fazendo com que as apostas do negócio se tornem muito mais seguras.

Saber quais estratégias dão certo antes de adotá-las

Ter em mãos os dados e métricas concedidos pelo marketing analítico é algo que ajuda a investigar cenários e medir os impactos de diferentes ideias. Isso significa que a empresa passa a embasar suas decisões em informações mais precisas, e evita gastos de recursos com iniciativas que podem não trazer o resultado esperado entre os clientes.

Como incorporar o marketing analítico ao negócio?

Para que o marketing analítico contribua positivamente para a empresa, é recomendável adotar um bom planejamento e saber como aplicá-lo. As formas mais eficazes de incorporar essa estratégia são:

Integrar os dados

Manter os dados integrados é algo fundamental para adquirir uma visão única e atualizada sobre o fluxo de informações coletadas.

Investir em tecnologia

A adesão as últimas tecnologias consegue tornar a análise dos dados mais rápida e eficiente, economizando tempo e custos operacionais para a empresa.

Monitorar os resultados

Acompanhar de forma constante os indicadores de maior relevância é muito importante para se manter a par sobre tudo o que está acontecendo no negócio.

Priorizar a gestão

Adotar ferramentas de gestão, capazes de otimizar o fluxo de dados entre as equipes, também é algo que contribui diretamente para o sucesso do marketing analítico em um negócio.

Conclusão

Não basta investir em anúncios pagos e estratégia de SEO, é necessária uma análise cuidadosa dos dados obtidos em cada ação. Afinal a concorrência online está cada vez mais acirrada, técnicas que funcionaram tempos atrás obtendo excelente ROI podem não funcionar mais. O marketing analítico pode ser um diferencial competitivo para empresas que buscam fortalecer a marca no ambiente digital, e principalmente aumentar o faturamento.

A Nouem é uma agência digital cujo propósito é ajudar pequenas e médias empresas que estão em fase de transformação, se adequando as novidades e desafios presentes na era digital. Desse modo, a agência contribui com soluções de SEM e SEO, voltadas a performance do negócio no ambiente online, além de estratégias de marketing digital, ferramentas cloud que garantem a segurança da informação, e muito mais.

Quer saber mais como o marketing analítico pode ajudar sua empresa a crescer?



Autor: Maiko Petry
Maiko Petry é formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em sistemas distribuídos e MBA em Gestão de TI pelo IBPEX Uninter. Possui 20 anos de experiência em gestão de TI, aplicações de missão crítica, soluções Cloud, tendo atuado também como consultor de implantação e executivo de vendas de ERP. Atualmente é sócio da Nouem Soluções digitais com o propósito de ajudar as empresas a transformarem seus negócios para a era digital.