Por que é importante conhecer as métricas do seu siteMedir para aumentar resultados

Para ter um site de sucesso algumas regras são básicas. Textos informativos, bem escritos, design bonito e funcional e fácil usabilidade. Estas são necessidades de qualquer site para que possa atrair pessoas. No entanto, como saber se o site está cumprindo seu papel? É para isso que servem as métricas. Veja por que elas são fundamentais para quem tem um site.

O que são métricas?

Basicamente, as métricas servem para medir todas as ações realizadas por usuários em um site. Por meio das métricas é possível descobrir muitas coisas que podem ser usadas a favor da marca. Por exemplo, quantas pessoas visitam meu site por dia? Quem são essas pessoas e do que elas gostam?
Existem diversas ferramentas que fazem esse levantamento e tornam muito mais fácil o monitoramento de um site. Porém, é importante buscar profissionais que saibam utilizá-las, já que seus recursos incluem diversas tabelas e estatísticas.

Quais são os principais tipos de métricas?

Existem diversos tipos de métricas e cada uma deve ser aplicada de acordo com a necessidade. Relacionamos abaixo algumas das principais que devem ser levadas em conta:

Sessões

A quantidade de sessões corresponde a quantas visitas o site obteve no período. Cada visita é contabilizada como uma sessão, portanto o mesmo usuário pode ter efetuado várias visitas/ sessões. Essa é uma métrica de tráfego, e uma das mais importantes pois identifica se o seu conteúdo está atraindo visitantes. Vale ressaltar que a origem das sessões é um desdobramento da métrica e também é importante para identificar se a sessão teve origem em mídia paga, google ads por exemplo ou se foi orgânica através de alguma palavra-chave específica

Páginas por visita

É a média de páginas visualizadas a cada visita, e traduz o interesse do visitante no respectivo conteúdo. Também pode ser desdobrada em outra métrica que é o tempo por página, pois muitas vezes quando o visitante acessa muitas páginas e permanece pouco tempo em cada um pode ser um sinal que não está encontrando o que realmente procura. O link interno, ligando uma página a outra do próprio site de acordo com o assunto pode ser uma estratégia para aumentar o número de páginas por visita e melhorar a experiência do usuário.

Ranking SERP

Basicamente é como o site está ranqueando no google quando uma busca é feita relacionada ao conteúdo. Por exemplo, um site institucional de um escritório de advocacia que presta serviços em direito ambiental, quando pesquisado no google sobre combinações de palavras ligadas a esse tema em que posição ele aparece? Fica na primeira ou segunda página da busca do google ou sequer aparece? Quanto melhor posicionado organicamente o site, significa que melhor seu conteúdo está sendo trabalhado. Para melhorar esse indicador existem técnicas específicas no material como aparecer no google.

Tempo no site

Mede o tempo médio de cada sessão no site, ou seja, indica o engajamento do visitante com o conteúdo que está sendo consumido. Segundo site medium.com o tempo ideal para leitura de um artigo de blog é algo em torno de 7 minutos e pode ser usado como parâmetro nesse indicador. É claro que esse indicador também depende do tipo do site, em e-commerce por exemplo vale uma análise diferenciada de um site institucional ou blog.

Conclusão

O principal motivo para conhecer as métricas é poder investir melhor seu dinheiro e ter mais retorno. Muitas pessoas se frustram pois investem na construção de um site e não veem um resultado. Não é raro que a empresa contrate profissionais para organizar o site, escrever bons textos e ainda assim não ficar satisfeito. Isso pode ser resolvido quando as métricas são bem utilizadas.
Por meio delas é possível verificar, por exemplo, quais são os conteúdos mais acessados. Por exemplo, se determinado assunto tem atraído mais leitores é melhor produzir mais conteúdos sobre esse mesmo assunto.
Outro detalhe importante é conhecer as características do público do site. Se os leitores são em sua maioria homens com mais de 50 anos isso deve ser levado em conta na hora da produção do conteúdo. Afinal, eles não vão se interessar pelo mesmo conteúdo que um público feminino com menos de 25 anos.

Saiba mais como as métricas podem ajudar a desenvolver a sua estratégia no digital