Saiba o que é ROI e como empregá-lo em suas campanhasDescubra o resultado efetivo de sua estratégia

Cada vez mais os empreendedores têm se ocupado da implementação de práticas acertadas, qualquer que seja o âmbito empresarial vislumbrado. A preocupação com a realização de campanhas de marketing que atinjam resultados positivos é algo que encontra solução no Retorno sobre Investimento, mais conhecido no meio corporativo como “ROI”, uma sigla para a expressão em inglês “Return On Investment”.

Como o ROI pode ocasionar o sucesso de um negócio

Se no passado, em tempos que antecederam a criação do marketing digital, o alcance de campanhas publicitárias não podia ser acompanhado sem que se corressem riscos, agora essa realidade mudou, uma vez que o Retorno Sobre Investimento possibilita com que o gestor consiga prontamente saber se uma determinada campanha deste tipo está ao menos surtindo o efeito desejado.
Primeiramente, é importante que o responsável por avaliar os dados obtidos por esta ferramenta compreenda por investimentos não apenas o capital aplicado para uma dada campanha, mas também todas as ações envolvidas ao setup da campanha. Desse modo, é preciso considerar investimento para desenvolvimento de peças gráficas, produção de conteúdo específico, ferramentas de otimização, dashboards entre outros.

Diferentemente de outras ferramentas de gestão, esta demanda observações mais frequentes, podendo até mesmo ser diária. Através de ferramentas e dashboards, é possível acompanhar as métricas de cada campanha isoladamente em tempo real.
Por fim, O ROI indicará se a performance de uma campanha é surpreendente, satisfatória ou deficitária seja pelo ponto de vista de vendas efetivadas e / ou geração de leads.

De que forma é feito o cálculo do ROI

A fórmula para cálculo do Retorno Sobre Investimento consiste na diferença entre a receita e o custo, que posteriormente é dividida pelo custo. O valor obtido, contudo, deverá ser multiplicado por 100, uma vez que este resultado deverá ser emitido em porcentagem. O emprego desta taxa poderá ser feito também sobre etapas específicas de uma ação de marketing.
Com maior precisão acerca da destinação de recursos, o gestor terá maneiras igualmente eficazes no que tange à condução de uma empresa sob o viés do marketing digital. É preciso destacar, contudo, a necessidade de se avaliar o que possa estar comprometendo negativamente uma campanha, de modo a corrigir possíveis falhas.
Com isso, recomenda-se, antes de se banir ações de uma dada campanha, que se identifique o que pode ser alterado para que esta produza melhores resultados. Esta observação poderá assegurar que investimentos adotados não sejam desperdiçados.

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Avaliação de resultados: a importância desta prática

Comprovar resultados é apenas uma das ações possibilitadas quando da elaboração de relatórios acerca do Retorno Sobre Investimento de uma campanha. Há, entretanto, outras variáveis que são contempladas por esta prática, como por exemplo, o fato do gestor poder até mesmo direcionar melhor outras futuras campanhas do gênero.
Há três pontos que podem nortear uma avaliação desta natureza. O primeiro dele diz respeito à relação entre ação e reação, onde se pode conferir o que foi ou deixou de ser realizado e que culminou em maior atração de público. A segunda questão a ser analisada refere-se aos pontos em comum entre as campanhas de marketing digital que foram bem-sucedidas. Por final, é importante avaliar qual é o objetivo maior que se busca com a campanha produzida.

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