Automação de WhatsApp à favor do seu negócioAutomação para resolver problemas de negócio

A automação de WhatsApp é um mecanismo importante para gerenciar o relacionamento com o cliente e aprimorar os serviços de atendimento da empresa. Através da automação, é possível adotar bots e criar fluxos de respostas automáticas, que além de funcionarem 24 horas por dia e 7 dias por semana, também trazem mais agilidade ao atendimento. Cabe ressaltar que 99% dos aparelhos celulares do Brasil tem whatsapp instalado e 85% destes usuários utilizam diariamente, segundo pesquisa da Mobile Time

Benefícios da automação de WhatsApp

A estratégia de automação de WhatsApp é algo capaz de melhorar a produtividade de toda a equipe de atendimento, pois possibilita que os colaboradores se concentrem em chamados específicos, enquanto os bots solucionam as dúvidas e questionamentos mais frequentes dos clientes. Confira abaixo quais são os principais benefícios desse mecanismo.

Leads qualificados

Através do contato inicial obtido pela automação de mensagens, a empresa obtém informações estratégicas para qualificar um lead antes de repassá-lo para a equipe comercial, algo capaz de fazer a diferença nas taxas de conversão.

Autoatendimento eficiente

Ao criar e adotar fluxos de mensagens estruturados a partir de um menu inicial e com múltiplas opções de respostas automáticas, a empresa permite que o cliente resolva suas dúvidas de forma fácil e rápida.

Rotinas Integradas

A ferramenta de automação fornece benefícios para todo o processo de atendimento, facilitando e integrando diversas rotinas, como o redirecionamento de contatos para atendentes específicos, capazes de solucionar o problema em questão.

Redução de custos

A automação e o uso de chatbots permite que a empresa otimize os seus custos operacionais e redirecione os mesmos para outras áreas.

Atendimento personalizado

Com a automação, a empresa ganha um controle mais amplo sobre as interações com os clientes, sendo possível estabelecer um tom de voz e estilo específico para se comunicar com seus contatos.

Como adotar a automação de WhatsApp?

Existem diferentes formas de aderir a automação WhatsApp. Uma delas é através do WhatsApp Business, a conta para negócios da plataforma disponível para os sistemas Android e iOS. Esse é um método mais simples, que necessita somente que a empresa faça o download e configure o aplicativo antes de começar a utilizar suas ferramentas comerciais, incluindo o envio de mensagens de saudação e ausência. No entanto, para usufruir dos melhores benefícios da automação, é preciso adotar uma solução específica para automação de marketing, as quais possibilitam o envio de mensagens em massa e a criação de chatbots inteligentes.

Em ferramentas mais avançadas, a empresa consegue oferecer um atendimento com múltiplos usuários e configurar gatilhos e respostas automáticas para diferentes situações. Isso significa que o WhatsApp corporativo irá encaminhar respostas aos clientes de acordo com palavras-chave ou combinações de palavras obtidas em cada conversa. Para lanchonetes e restaurantes, o gatilho pode ser criado a partir de expressões como “cardápio” e “menu”, enquanto para lojas, esse gatilho pode ser definido a partir de “código de rastreio” ou “prazo de entrega”.

Uma segunda forma de adotar a automação, é através da WhatsApp business API, que possibilita o desenvolvimento de bots integrados com fluxos complexos pré-definidos. Nesse modelo não existe limite de funcionalidades, nem de integrações com outros sistemas. O WhatsApp pode ser uma extensão de um sistema ERP ou de um aplicativo específico.

Integração com outros sistemas

Além de todas as vantagens da automação WhatsApp, essa ferramenta ainda pode ser integrada a outros sistemas corporativos via API, como as soluções CRM. A integração é uma maneira de aprimorar a comunicação entre equipes e setores, simplificando as tarefas e aprimorando o relacionamento da empresa com os clientes.

Quando é feita a integração do WhatsApp com uma solução CRM, a empresa consegue centralizar e gerenciar melhor as informações sobre cada contato, ter acesso ao histórico de interações e ainda obter relatórios de performance que exibem as perguntas mais frequentes, o tempo médio de atendimento e outros dados estratégicos que contribuem para a tomada de decisões.

Conclusão

O WhatsApp já é uma ferramenta consolidada no Brasil e não podemos ignorar o seu potencial para resolução de problemas dentro das empresas.
Se sua empresa ainda sofre com processos repetitivos, com dificuldade na comunicação entre envolvidos em fluxos de trabalho, automatizar processos via WhatsApp pode ser uma boa idéia. Processos bem definidos quando automatizados possibilitam o ganho em escala e principalmente reduzem os custos operacionais.
Evidente que nem tudo é perfeito, o grande desafio do WhatsApp no Brasil é combater o uso da ferramenta contra o uso de SPAM e fraudes. Atualmente 3 em cada 4 usuários no Brasil afirmam já ter recebido mensagens de vendas sem autorização prévia infringindo a LGPD.
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