Transformação digital a serviço do marketingTecnologia para otimizar processos e alavancar resultados

Nas últimas décadas, o mundo vivenciou de perto a chamada transformação digital, responsável por mudar o dia a dia das empresas e da sociedade, como um todo. No ramo empresarial, a primeira etapa dessa transformação consistiu na digitalização dos processos e operações, com o objetivo de maximizar o desempenho. Em seguida, as companhias identificaram a importância de priorizar a experiência dos clientes e destacá-las como um aspecto central de suas estratégias de marketing.

Porém, apesar de ser algo crucial nos dias de hoje, a transformação digital também vem acompanhada de grandes desafios, tendo em vista que suas mudanças influenciam em todo o modelo operacional da empresa e na forma como a mesma se relaciona com seus clientes e o público-alvo.

O que mudou?

Além da digitalização dos processos e do quão importante se tornou manter uma presença forte no ambiente online, a maior mudança observada está no comportamento dos clientes. Com a tecnologia, os consumidores se tornaram mais imediatistas e exigentes, e começaram  a esperar que as empresas ofereçam uma jornada de compras digital, rápida e eficiente.

Sendo assim, apesar dessa transformação influenciar em todos os setores das companhias, o departamento de marketing foi o que a vivenciou de forma mais clara e precisou se adaptar mais rapidamente as novas demandas da Era Digital.

Como lidar com os efeitos da transformação digital?

Existem várias orientações sugeridas para utilizar a transformação digital a favor da empresa e se ajustar de forma mais ágil aos seus impactos. Confira a seguir alguns exemplos de destaque.

Mantenha a empresa sempre conectada

É cada vez maior o número de clientes que realizam suas compras em esfera online, através de seus computadores e celulares, ou ainda que utilizam a internet para pesquisar e obter informações sobre os itens de seu interesse. Portanto, é essencial que uma empresa possa ser encontrada pelo seu público-alvo por meio de um site ou perfil nas mídias sociais, e que esteja sempre pronta para responder dúvidas e propostas de forma rápida e efetiva.

Crie um time de colaboradores que se adaptem as mudanças

Com os impactos da transformação digital, nunca foi tão importante contar com um time pró-ativo, disposto a estudar os novos caminhos do marketing e encarar as mudanças. Atualmente, tarefas que antes não estavam dentro da esfera de responsabilidades da equipe de marketing agora fazem parte do seu trabalho cotidiano, sendo preciso considerar questões como pós-venda digital e o passo a passo de fidelização.

Desenvolva estratégias centradas nos clientes

As estratégias de marketing da empresa devem ser diariamente pensadas tendo o cliente como ponto central. Como o comportamento dos consumidores mudou nos últimos anos, o ideal é incorporar uma estratégia de marketing de conteúdo, que crie postagens interessantes para manter as mídias sociais da empresa ativas e em contato direto com o seu público-alvo.

Estabeleça um plano de mensuração de dados

Tão importante quanto executar o plano estratégico é a mensuração dos dados elencando as principais métricas de avaliação. É uma ótima oportunidade para potencializar ações que estão dando certo e corrigir aquelas que não entregaram o resultado esperado. O marketing analítico, no qual as decisões são baseadas em dados passou a ser o principal aliado para garantir o efetivo retorno do investimento das ações executadas.

Quais as oportunidades para as empresas?

Atualmente, a tecnologia proporciona os mecanismos necessários para entender mais a fundo o cliente, incluindo seus desejos, interesses e suas principais necessidades. Desse modo, as empresas hoje têm a oportunidade de estabelecer um relacionamento mais sólido e duradouro com os seus consumidores do que ocorria no passado.
As redes sociais também trouxeram inúmeras oportunidades, visto que os consumidores brasileiros passam bastante tempo diariamente navegando por essas plataformas. Sendo assim, é essencial saber como utilizá-las para atrair um número cada vez maior de clientes e fidelizá-los.
Além disso, a transformação digital ainda possibilita que haja uma maior integração entre os diferentes setores da empresa, o que oferece o potencial de otimizar o tempo e maximizar a produtividade, tornando a companhia mais competitiva e organizada.

A Nouem é uma agência digital que ajuda pequenas e médias empresas a vencer os desafios da era digital otimizando recursos de marketing e tecnologia.

Que tal usar a transformação digital para alavancar os resultados da sua empresa?



Autor: Maiko Petry
Maiko Petry é formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em sistemas distribuídos e MBA em Gestão de TI pelo IBPEX Uninter. Possui 20 anos de experiência em gestão de TI, aplicações de missão crítica, soluções Cloud, tendo atuado também como consultor de implantação e executivo de vendas de ERP. Atualmente é sócio da Nouem Soluções digitais com o propósito de ajudar as empresas a transformarem seus negócios para a era digital.