O que é análise cohort e como aplicar na estratégia de marketingO que pode ser medido pode ser melhorado

O termo “cohort” significa grupo de pessoas, desse modo, a chamada análise cohort é uma espécie de avaliação responsável por medir o comportamento dos clientes, e então dividi-los de acordo com as características que eles apresentam em comum.

Através dessa métrica, as empresas podem separar seus clientes em grupos a partir de diferentes fatores, como o valor do produto ou serviço adquirido, local de origem, faixa etária, ou qualquer outro elemento relevante para que a companhia conduza sua análise.

Geralmente, as empresas utilizam a análise cohort para separar seus clientes a partir de um acontecimento, como por exemplo, o grupo de consumidores que compraram seu produto ou serviço após realizarem uma pesquisa no Google. Além disso, também é possível separá-los dentro de um intervalo de tempo específico, como durante uma semana ou um mês.

Para que funciona a análise cohort?

A análise cohort é uma ótima forma de entender melhor os resultados das campanhas de marketing da empresa, ou ainda a receita obtida a partir de cada grupo de clientes, o progresso das estratégias adotadas e todo o seu potencial. Em outras palavras, essa avaliação permite que o gestor compreenda a repercussão de cada ação adotada pelo negócio.

No caso de empresas que realizaram investimento para se destacarem nos resultados de mecanismos de busca, por exemplo, a métrica ajuda a acompanhar o avanço no número de clientes obtidos por essa fonte durante um determinado período de tempo. Assim, o gestor consegue ter em mãos os dados necessários para analisar a efetividade das estratégias empregadas, e definir se as mesmas estão trazendo os efeitos esperados.

Como o marketing pode se aproveitar da análise cohort?

Através da análise cohort e de sua metodologia data driven, orientada com base nos dados dos clientes, a empresa pode obter informações valiosas e delinear suas estratégias de marketing de forma precisa e factual. Isso é possível pois essa métrica de dividir os consumidores em grupos, de acordo com perfis específicos, é uma das mais efetivas para confirmar se as campanhas estão sendo direcionadas corretamente.

Confira a seguir alguns exemplos de como a cohort pode ser útil para as estratégias de marketing:

– Ajuda a empresa a interpretar dados de campanhas pagas em diferentes canais, como Google Ads, Facebook e Instagram;
– Demonstra o potencial de recompra dos clientes;
– Analisa a origem do tráfego de um site e o seu potencial de crescimento;
– Identifica a efetividade dos gatilhos de atenção utilizados nas estratégias de marketing;
– Demonstra se mudanças recentes nas estratégias foram positivas ou negativas na visão dos clientes, como por exemplo, alterações no layout do site, ajustes na maneira de contratar um serviço ou realizar uma assinatura, etc.
– Identifica possíveis motivos e comportamentos que geram churn ou cancelamentos de serviços/assinaturas.

Vale destacar que, para tirar o máximo proveito da análise cohort, o ideal é realizar acompanhamentos periódicos sobre os dados obtidos. E para visualizá-los mais facilmente, o ideal é mantê-los organizados em uma planilha, algo que facilita bastante no diagnóstico das informações fornecidas.
Existem também ferramentas que ajudam tanto nos filtros para análise cohort, quanto na apresentação dos dados para melhor entendimento. Uma delas é o Google Analytcs que é um serviço gratuito oferecido pelo Google.

Conclusão

Em um cenário digital com decisões tomadas cada vez mais baseadas em dados, a análise cohort pode ser um diferencial de grande valor para aumentar e otimizar o faturamento em operações online. Ainda tem a vantagem da implementação em fases de acordo com a maturidade digital da empresa.
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Que tal começar hoje mesmo a usar análise Cohort em sua estratégia ?