Calendário editorial no inbound marketingAumente o engajamento com sua audiência

O calendário editorial é uma estratégia de Inbound Marketing, que auxilia na gestão de conteúdo da empresa. Através dela, é possível estabelecer um cronograma organizado dos materiais e das publicações feitas pela marca, e ter mais clareza acerca das pautas, prazos de entrega, dias de postagem, métodos de divulgação nas mídias sociais, e mais.

É possível ainda criar um calendário que reúna os conteúdos criados pela empresa para todas as suas redes sociais, como publicações no Instagram, artigos para blog, vídeos para Youtube, etc, ou ainda estabelecer um calendário específico, de acordo com cada mídia. Seja qual for o método escolhido, essa estratégia é capaz de agregar bastante ao marketing de conteúdo da empresa.

Quais são os seus benefícios?

Entre os principais benefícios do calendário, estão:

Organização de conteúdos

O calendário possibilita a organização completa do conteúdo, evitando confusões com as datas de postagem e o risco de deixar os seguidores e admiradores da marca sem novas publicações. Por meio dessa estratégia, a empresa também consegue firmar um compromisso com o seu público e criar uma rotina de publicações constante e precisa.

Diversificação dos temas compartilhados

Divulgar conteúdos que pertencem ao mesmo tema e possuem as mesmas palavras-chaves nem sempre é uma boa solução, pois ao fazer isso, a marca terá várias de suas publicações competindo entre si nos ranqueamento de ferramentas de busca do Google e do Youtube, por exemplo.

Com o calendário, a marca consegue ter uma visão clara do seu histórico de conteúdos produzidos e diversificar os temas que compartilha com os seus seguidores. Isso contribui diretamente para que as mídias sociais da empresa não se tornem repetitivas e a mesma consiga manter seu público interessado e ainda atrair cada vez mais pessoas.

Integração entre toda equipe

Para as empresas que possuem dois ou mais colaboradores produzindo os conteúdos de marketing, o calendário editorial auxilia na integração entre a equipe, que passa a compartilhar seus avanços em tempo real. Os riscos de conteúdos similares serem criados por falhas de comunicação também diminuem pois o calendário mantem o time alinhado e na mesma página.

Como fazer um calendário editorial?

Não há um modelo exato a ser seguido na elaboração do calendário, sendo possível adaptá-lo de acordo com o que faz mais sentido para cada negócio. No entanto, a seguir estão algumas dicas valiosas a serem consideradas durante a sua preparação

Conheça as preferências do seu público alvo

Produzir conteúdo é uma atividade um tanto trabalhosa, e para evitar que a mesma seja em vão, é fundamental conhecer bem quem são as personas que compõe o público-alvo da marca e irão consumir esse conteúdo. Saber seus gostos e comportamentos é o primeiro passo para desenvolver um calendário organizado e e adequado.

Tenha objetivos bem definidos

A produção de conteúdo é algo que necessita de metas e propósitos. Desse modo, é preciso que a marca tenha definido o que pretende alcançar através dessa estratégia de Inbound Marketing, como capturar leads, estabelecer uma audiência fiel ou ainda vender um determinado produto ou serviço. A partir de então, os temas compartilhados devem estar de acordo com esses objetivos.

Organize sua estratégia de conteúdo

Nessa etapa, a empresa precisa definir qual será sua frequência de postagem e quantas vezes irá compartilhar novas publicações no período de uma semana ou um mês. Não há um número ideal, sendo recomendável definir o máximo que for possível, dentro das possibilidades da marca, para não correr o risco de sobrecarregar a produção de conteúdo ou descumprir a frequência estabelecida.

Para ajudar a colocar em prática, simplificamos em uma planilha modelo de calendário editorial para dar os primeiros passos. Clique aqui para baixar e começar a usar hoje mesmo.

Conclusão

Não basta produzir bons conteúdos, é preciso organizar e entregar de forma que tenham valor percebido pela audiência. O calendário editorial é peça fundamental dentro da estratégia de inbound marketing e automação de marketing para que resultados efetivos sejam alcançados.

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Que tal começar hoje mesmo a estruturar um calendário editorial?



Autor: Maiko Petry
Maiko Petry é formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em sistemas distribuídos e MBA em Gestão de TI pelo IBPEX Uninter. Possui 20 anos de experiência em gestão de TI, aplicações de missão crítica, soluções Cloud, tendo atuado também como consultor de implantação e executivo de vendas de ERP. Atualmente é sócio da Nouem Soluções digitais com o propósito de ajudar as empresas a transformarem seus negócios para a era digital.