05 motivos para ter automação de marketing em um negócioEscalabilidade para seu negócio

O mundo está vivendo grandes transformações na última década guiada pela digitalização. Tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data, Machine Learning, Analytics, entre tantas outras, trouxeram grandes mudanças na forma das empresas fazerem negócios, impactando até mesmo na venda de produtos e serviços. Nesse sentido, a automação do marketing ganhou um grande destaque no mercado, principalmente com as mudanças provocadas nos hábitos de consumo das pessoas por conta da pandemia do novo coronavírus.

Automação na prática

A automação do marketing está ligada às atividades de atração, nutrição e conversão de leads em que são utilizadas ferramentas para automatizar os processos de marketing. Isso vem de encontro a um aumento da presença dos consumidores no universo das compras online – segundo o estudo “O futuro do consumo num cenário pós-covid-19” realizado pela Social Miner, 7,5% dos entrevistados afirmaram ter realizado compras online pela primeira vez, 16,5% apostaram em e-commerces que ainda não conheciam e 24,9% estão consumindo tanto em lojas físicas quanto virtuais.

Nesse contexto, a internet deixou de ser limitada a uma ferramenta tecnológica para se tornar uma importante estratégia para os negócios, sendo fundamental a presença online da marca para ser reconhecida e alavancar vendas.

Com a automação de marketing é possível atingir um público muito mais amplo por meio de interações automáticas. Com isso, a equipe não fica sobrecarregada a cada aumento de escala.

Abaixo, cinco razões para automatizar o marketing de um negócio. Vale conferir:

Tempo é dinheiro

Com as ferramentas é possível agendar diversas campanhas direcionadas, com conteúdos específicos e monitorar o engajamento resultante de cada uma delas em tempo real, por meio de curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques ou interações entre usuários em múltiplas plataformas ao mesmo tempo. Além disso, é possível administrar os leads com maior facilidade, identificando os contatos quentes e fazer um trabalho direcionado com um atendimento exclusivo.

Meu nome é eficiência

A automação do marketing permite que a empresa acompanhe de perto a jornada do seu cliente. Uma das opções é criar um lead scoring, que permite atribuir pontos para determinadas características ou ações realizadas pela base de contatos. O valor da pontuação sinaliza o interesse pela qualificação do lead, reduzindo esforços e custos.

Marketing e vendas de mãos dadas

Os leads qualificados são repassados para a área de vendas e as ferramentas permitem que os clientes sejam mantidos em um funil saudável. E isso vem resolver o problema da falta de alinhamento entre os times de marketing e vendas, que muitas vezes acontece pela falta de planejamento de ações. Os prejuízos e a perda de oportunidades podem ser enormes quando eles não trabalham sob a mesma sintonia.

Comunicar-se, não importa por onde

Hoje o cliente pode ser acessado por inúmeros canais – e-mail, redes sociais, entre outros. E sem a automação do marketing é impossível conseguir fazer com que essa comunicação multicanais seja eficiente. Por meio dela eles não são somente impactados, mas também pode-se alimentar fluxos de nutrição, que disparam mensagens programadas em sequências, para grupos e perfis específicos. Isso possibilita uma relação cada vez mais sólida com os clientes.

Menos custo, mais retorno

O investimento feito em uma ferramenta de automação de marketing permite que o trabalho do time da área se torne muito mais otimizado. Os profissionais podem se dedicar para a criação de campanhas, fazer atendimentos personalizados e trabalhar em novas estratégias para atrair novos clientes. O resultado disso? Ativação de mais clientes e redução de investimento em campanhas que antes não geravam os resultados esperados.

Conclusão

Lembrando que a tecnologia sozinha não surte efeito. É preciso que ela seja configurada corretamente, com ações planejadas e com acompanhamento da equipe de marketing para que seja possível tirar o melhor proveito dela. Para o desafio de fazer mais com menos e proporcionar ganho de escala, certamente a automação de marketing pode ser uma excelente aliada do seu negócio.

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Autor: Maiko Petry
Maiko Petry é formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em sistemas distribuídos e MBA em Gestão de TI pelo IBPEX Uninter. Possui 20 anos de experiência em gestão de TI, aplicações de missão crítica, soluções Cloud, tendo atuado também como consultor de implantação e executivo de vendas de ERP. Atualmente é sócio da Nouem Soluções digitais com o propósito de ajudar as empresas a transformarem seus negócios para a era digital.

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