05 estratégias de SEO que irão aumentar seu tráfegoAumente o tráfego e converta em novos negócios

Se sua empresa já tem um website, seja institucional ou e-commerce um dos objetivos é receber visitantes para que conheçam sua marca, seu produto ou serviço, correto?
Com a digitalização dos negócios, umas das consequências foi o aumento da concorrência online, trazendo uma dificuldade maior para que seu site receba visitas orgânicas quando o tema é pesquisado no Google.
Para ajudar melhorar o ranqueamento nos serviços de busca, existem as técnicas de SEO, e muitas delas podem ser aplicadas sem exigir conhecimento técnico profundo e que trazem excelente resultado.

Por que investir em SEO

Nesse ponto vamos tratar das vantagens em investir tempo e dinheiro aplicando técnicas de SEO no website. Fazendo o caminho inverso, quando uma venda é efetuada tendo o website como origem, qual foi a jornada do cliente até o fechamento do negócio? Qual foi o argumento de pesquisa do cliente no Google para encontrar seu produto ou serviço?
Conforme pesquisas, 30% dos cliques nos resultados de busca são nos 3 primeiros links orgânicos listados pelo Google, e somente 0,78% dos usuários clicam em links da segunda página.
Falamos investir ao invés de gastar justamente porque o trabalho de SEO geralmente objetiva fechar mais negócios, tendo como origem um clique orgânico.
De modo prático, as técnicas de SEO objetivam melhorar o ranqueamento orgânico nos buscadores, e com isso trazer mais visitantes para que possam converter em leads e clientes.

05 técnicas de SEO

Abaixo relacionamos 05 técnicas de SEO que não exigem nível de conhecimento técnico elevado para implementação e que podem ajudar bastante:

Links internos

Os links internos são uma estratégia de linkbuilding e consiste em apontar links para outra página do mesmo site. Por exemplo o link interno contextual “SEO: Por que devo investir” que direciona o usuário para outra página com assunto correlato.
A técnica é muito simples de aplicar e ajuda o mecanismo de busca a entender a estrutura e a ligação entre os conteúdos do website. Um ponto importante para estar atento são os links quebrados, que a página destino não existe mais e nesse caso pode prejudicar ao invés de ajudar no SEO.

Meta description

A meta description ou meta tag, refere-se aquele texto resumo que aparece embaixo da URL no mecanismo de busca e tem por objetivo descrever o conteúdo do website. Esse resumo que irá convencer o usuário que está pesquisando a clicar e seguir navegando em seu site.
Geralmente tem entre 140 e 160 caracteres e recomenda-se o uso de uma única meta description por página.

Texto alternativo - alt text

Essa é talvez a técnica mais simples e com relevância alta no contexto de SEO. O texto alternativo como o próprio nome diz é a descrição resumida da imagem, esse texto é interpretado por leitores de tela e ajuda na acessibilidade para usuários com deficiência visual. O texto alternativo é exibido também quando as imagens não são carregadas corretamente pelo browser.

Títulos

O título ou title tag é o título da página como o próprio nome diz, é a parte em que o usuário clica para abrir o site nos mecanismos de busca. Através do título os buscadores avaliam a relevância da página em relação ao tema, motivo pelo qual devem ser o mais objetivo possível. O recomendável é que o título tenha entre 55 e 60 caracteres e existem técnicas que ajudam a aumentar a taxa de cliques, como utilizar palavras-chave e utilizar termos ‘por quê’, ‘como’, e ‘vale a pena’.

SEO Local: Google meu negócio

O SEO local visa otimizar a presença digital tendo como critério a localização geográfica, e é muito útil para empresas que tem atuação local como consultórios, farmácias, lojas físicas e prestadores de serviço locais. Ativar o Google meu negócio é o primeiro passo recomendável para iniciar com o SEO local, nele é possível fixar o endereço, dados de contato whatsapp e telefone, site e e-mail. Também é importante indicar os serviços e produtos que trabalha e horários de atendimento. Essa configuração inicial já possibilita que potenciais clientes liguem diretamente para empresa, tracem rotas e obtenham atendimento online.

Como aplicar no website

Primeiramente é importante conhecer a plataforma do website para que seja possível aplicar as técnicas abordadas acima. Algumas plataformas, como o WordPress facilitam a edição das páginas ou conteúdos de blog através de interface amigável ao usuário, assim ganhando tempo. Existem também plugins para wordpress, como o yoast SEO, que facilitam a revisão e correção das páginas já publicadas.
Nesse momento, a depender da estrutura e complexidade do website, contar com um profissional ou agência especializada pode ajudar não só na aplicação das técnicas bem como treinar os colaboradores para futuras publicações.

Conclusão

Tendo em vista o aumento da concorrência digital, esperar resultados utilizando somente estratégias de mídia paga pode não sustentar o ROI a médio e longo prazo. Somente 0,78% dos usuários passam para a segunda página de buscas do Google, ou seja, quanto melhor posicionado seu website estiver, mais visitantes e mais leads para o seu negócio.
Desta forma, aprimorar o SEO do website com o objetivo de gerar demandas orgânicas é uma excelente decisão, mesmo o resultado demorando um pouco mais para aparecer.
A Nouem soluções digitais já entrega em seus projetos de websites técnicas de SEO objetivando aumentar o faturamento das empresas no canal digital.

Que tal começar hoje mesmo a usar as técnicas SEO em seu site?



Autor: Maiko Petry
Maiko Petry é formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em sistemas distribuídos e MBA em Gestão de TI pelo IBPEX Uninter. Possui 20 anos de experiência em gestão de TI, aplicações de missão crítica, soluções Cloud, tendo atuado também como consultor de implantação e executivo de vendas de ERP. Atualmente é sócio da Nouem Soluções digitais com o propósito de ajudar as empresas a transformarem seus negócios para a era digital.