- 3 de maio de 2021
- Postado por: Maiko Petry
- Categoria: inbound Marketing, Produtividade
O que é o Rd StationLiderança em automação de marketing
- 3 de maio de 2021
- Postado por: Maiko Petry
- Categoria: inbound Marketing, Produtividade
Quer automatizar suas estratégias de Marketing Digital? Hoje a Nouem Soluções Digitais apresenta para você o RD Station, uma plataforma tudo-em-um de automação de marketing. Veja abaixo o que vamos te apresentar:
• O que é o RD Station;
• Como ele funciona;
• Quais os benefícios;
• Por onde começar.
Vamos lá,
O que é o Rd Station
O Rd Station é uma plataforma de automação de marketing, desenvolvida pela empresa que leva o mesmo nome. Tem como objetivo simplificar e centralizar todas as ações de marketing digital em um único lugar.
Atualmente, é a maior plataforma de automação de marketing da américa latina e recentemente em março de 2021 foi adquirida pela TOTVS ao valor de R$ 1.86 bilhões. Essa aquisição deve trazer ainda mais inovações para a ferramenta, levando em conta a união de duas empresas pioneiras no segmento de tecnologia.
Como o Rd Station funciona
Automatizar significa tornar automático. Usar um programa, robô, inteligência artificial etc. para fazer algum trabalho para você. Exemplo: classificar os leads que entram em contato com sua empresa através do seu site, em ramo de atuação, cargo e faixa de faturamento. Em seguida enviar comunicação personalizada para cada um deles. Certamente essa tarefa tomaria horas da sua equipe interna, além de ser recorrente, pois todos os dias novos leads precisam ser classificados.
É isso que o RD Station resolve, como uma plataforma versátil de automação de marketing digital. Centraliza canais de atendimento ao cliente e captação de leads, automatiza processos, dispara campanhas e fluxos de e-mail’s e fornece relatórios de análise de dados.
De acordo com o site da RD Station, atualmente são oferecidos 4 planos para que a empresa escolha o que melhor se adapta ao momento e expectativa com as ações no digital:
• Light
• Basic
• Pro
• Enterprise
As características de cada plano variam, mas vamos incluir algumas compartilhadas entre eles: envios ilimitados de e-mails; sequências de e-mails; páginas de captura (landing pages/LPs); importação de contatos; botão de WhatsApp; integrações; postagens em redes sociais; SEO; análise de funil de vendas e canais, etc.
O plano mais escolhido de acordo com a própria plataforma é o PRO, pois entrega os recursos de automação, além do lead scoring e lead tracking. As funcionalidades de automação garantem o maior ganho de tempo para equipes de marketing que podem alocar parte do tempo em tarefas estratégicas.
Outra vantagem do plano PRO é a implementação assistida pela própria RD Station ou através de agência parceira homologada. Nesse processo, são aplicadas técnicas e boas práticas para explorar o máximo da ferramenta e com o maior grau de automação.
Benefícios da plataforma
Depois de entender os primeiros passos rumo à automação através do uso do RD Station, vamos apresentar alguns benefícios da plataforma.
Painel
Ou dashboard, é a janela onde as informações do RD Station se centralizam. Possui interface amigável, esteticamente agradável e intuitiva. Importante, pois quer dizer que até um leigo, com um pouco de curiosidade, consegue navegar.
Funil de marketing
Você sabe o que é um funil de marketing? Uma ferramenta de Marketing Digital que pressupõe que há etapas a serem percorridas pelo cliente em uma negociação. O RD Station possui isso integrado com suas funcionalidades.
Versatilidade, centralização e automação
O RD Station não é a ferramenta de Marketing Digital mais completa do mundo. Mas provavelmente é a melhor do Brasil, e está sempre em busca de melhorar. Nela você pode centralizar e automatizar várias tarefas, o que vai te poupar muito tempo e esforço com Marketing e, por consequência, ajudá-lo a gerar mais valor por menos para os seus clientes.
Integrações e análise de ROI
É quase uma regra a necessidade da integração da ferramenta com demais softwares do ecossistema digital da empresa. Por exemplo, a integração com plataforma de e-commerce para que seja possível uma análise integrada dos resultados obtidos desde a captação do lead, a venda finalizando na entrega do produto ou serviço. Através de integrações nativas ou via API, o RD Station consegue entregar esse valioso recurso em sua plataforma.
Por onde começar?
Depois de entender um pouco sobre a ferramenta, é comum surgirem as dúvidas. Ela serve para minha empresa? Por onde eu começo?
O primeiro passo é entender o posicionamento da empresa no universo digital. Ou seja, a empresa já tem um website? Utiliza redes sociais? Faz algum tipo de venda ou relacionamento pela internet? Faz investimento em algum tipo de mídia paga?
São perguntas simples, mas que ajudam tanto a escolher um plano da Rd Station, bem como se a empresa está no momento de investir na plataforma ou se precisa voltar um passo atrás e iniciar com outras ações como ter um website por exemplo.
Uma dica importante para dar o primeiro passo, é contar com uma agência parceira que possa fazer um diagnóstico inicial, e que ajude na montagem de um plano para o digital, otimizando o investimento e alinhando expectativas.
Que tal dar esse primeiro passo e começar a jornada de transformação na sua empresa?