Agência de marketing digital: Como encontrar uma parceria idealEncontrar o parceiro ideal é a chave para o sucesso

Investir em marketing digital tornou-se essencial para o planejamento estratégico de qualquer empresa e traz inúmeras vantagens para seus resultados, como maior engajamento de clientes, aumento de vendas, reforço da marca e muito mais.
Para direcionar o marketing digital e fazê-lo dar certo, contratar uma agência digital especializada pode fazer a diferença. Agências de marketing digital são responsáveis por elaborar e executar os projetos dos clientes que desejem colocar em prática a metodologia do Marketing Digital, sempre seguindo suas características e objetivos. Além disso, a agência terá todo o suporte tecnológico e analítico para a disseminação da sua marca. Terceirizar serviços complexos tem se tornado cada vez mais comum e positivo para as empresas manterem-se competitivas no mercado. Porém, como escolher uma agência digital ideal para o seu negócio, que possa cuidar das suas estratégias? Confira algumas dicas para não errar nessa seleção!

Pesquise as agências de marketing digital

Para começar, você selecionou mais de uma agência localizada na cidade da sua empresa. Essas empresas podem ter sido indicadas para você ou se apresentarem como referências no setor de outras maneiras.
É bastante comum que o gestor ou o coordenador de comunicação convide os funcionários da agência para uma reunião dentro da empresa, a fim de conhecer o seu trabalho e propostas de marketing digital. Porém, tente inverter um pouco essa premissa. Faça você a pesquisa sobre a agência digital ou indique alguém da sua empresa para isso.
Você pode ir além da pesquisa em sua cidade, se busca realmente uma agência digital esta com certeza estará preparada para atender sua demanda independente da localização. Aliás em tempo de pandemia e de redução de custos esse pode ser um grande diferencial.
Assim, é possível conhecer sua rotina de trabalho da agência e entender como será a atuação em sua empresa. Saiba como a equipe administra sua rotina, como trabalha com prazos, o ambiente de relacionamento, entre outros detalhes relevantes.

Busque referências

Por mais que a agência de marketing digital tenha sido indicada por um colega ou ter aparecido na internet com boa reputação, é preciso ir sempre mais além para avaliá-la.
Procure saber quem são os seus clientes atuais e anteriores da agência e tente encontrar cases que foram sucesso para saber como é o modo de trabalho e os resultados alcançados. Muitas agências digitais já facilitam esse processo, adicionando em suas páginas uma seção de clientes.
Também é interessante pesquisar em sites que apontam a reputação da empresa, como Reclame Aqui, Elogie Aki, os comentários na própria rede social da empresa, entre outros locais.

Avalie os serviços oferecidos

As agências podem atender diferentes públicos e prestar diferentes serviços relacionados ao marketing digital. Agências digitais que têm uma grande abrangência de serviços e trabalham em várias frentes podem trazer um conhecimento maior no geral, enquanto existem também aquelas com um nicho de especialização.
Além disso, há agências de marketing digital que prestam serviços para clientes grandes, outras para pequenas e médias empresas; agências focadas em vendas, outras em métricas. Por isso, avalie se os serviços oferecidos atendem às necessidades da sua empresa e se estão focados na resolução do seu problema.

Analise sua estratégia digital

Ao observar o marketing digital da própria agência, é possível ter uma noção sobre as estratégias e capacidade da mesma em sua divulgação.
Para isso, analise o site, as publicações do blog se ela publica posts bem escritos, se os perfis nas redes sociais estão atualizados e se respondem aos comentários, as artes gráficas dos posts, periodicidade de publicação, entre outros detalhes.
E por último, mas não menos importante, considere os recursos da estratégia digital como ‘investimento’ e não ‘custo’, caso contrário corre o risco de optar pela parceria mais barata porém sem entregas que comprovem o ROI (Retorno sobre Investimento). Pedir para a agência apresentar cases de comprovação de ROI pode ser uma excelente dica.

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Autor: Maiko Petry
Maiko Petry é formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em sistemas distribuídos e MBA em Gestão de TI pelo IBPEX Uninter. Possui 20 anos de experiência em gestão de TI, aplicações de missão crítica, soluções Cloud, tendo atuado também como consultor de implantação e executivo de vendas de ERP. Atualmente é sócio da Nouem Soluções digitais com o propósito de ajudar as empresas a transformarem seus negócios para a era digital.

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