Big data e marketing: Saiba usar os dados a favor da sua empresaTransforme os dados em diferencial competitivo para sua empresa

Você conhece o termo Big data? O recurso pode ser aplicado em diversos setores a fim de obter uma grande quantidade de dados e informações e transformá-los em informações, visto que podem ser relevantes de diversas formas.
Por conta disso, o uso do chamado Big Data Analytics no marketing é cada vez mais frequente e pode auxiliar companhias de diversos ramos a otimizarem suas operações, e obter diversos resultados positivos em suas estratégias.
Entenda tudo o que você precisa saber sobre big data e marketing, chegando a conclusões de como obter os dados e usá-los a favor de sua empresa no conteúdo a seguir.

O que é big Data?

Big data é um termo usado na informática, de forma geral, para se referir a um conjunto enorme de dados, que pode ser difícil de ser processado e analisado por meios tradicionais.
Os dados podem ser originados de uma variedade de fontes, o que – inclusive – é uma característica desse processo. Dentre as principais fontes estão as redes sociais, transações comerciais, páginas e sites interativos, aplicativos, dentre diversas outras.
Por conta de características específicas que envolvem o modelo, pode-se dizer que para implementar e utilizar um sistema de Big Data, é preciso utilizar 7 fatores como base.
Todos os termos que os definem iniciam com a letra “V”, logo, os chamados “7 Vs do Big Data”, são:
• Volume;
• Velocidade;
• Variedade;
• Veracidade;
• Valor;
• Variabilidade;
• Visualização.
Vejamos brevemente cada conceito nos tópicos a seguir:

Volume

Volume é o primeiro “V” e se refere ao tamanho dos conjuntos de dados, que podem ser enormes e crescer rapidamente.

Velocidade

Velocidade, o segundo “V”, se refere à velocidade com que os dados são gerados e coletados, o que pode ser difícil de processar e analisar de maneira eficiente sem um sistema claro de categorização e foco no uso desses dados.

Variedade

O terceiro “V” se refere à variedade. Ou seja, os tipos de dados que podem ser coletados, incluindo dados estruturados, não estruturados e semiestruturados.
Cabe ressaltar que essa estruturação diz respeito ao armazenamento e certo tratamento dessas informações.

Veracidade

O quarto “V” se refere à confiabilidade e qualidade dos dados coletados, que – idealmente – não devem ser afetados por erros, inconsistências ou por estarem incompletos.

Valor

O quinto “V” é o valor, e diz respeito à importância que os dados podem ter para as empresas e organizações que os utilizam para tomar decisões.
Assim, será possível direcionar e embasar as decisões, melhorando a eficiência. Em algumas classificações, pode ser chamado de vínculo.

Variabilidade

A variabilidade se refere à maneira como eles podem mudar ao longo do tempo e em diferentes contextos. Esse é o nosso sexto “V”.

Visualização

O sétimo e último “V” desta classificação se refere à importância da visualização dos dados para facilitar a interpretação e compreensão das informações e dos posteriores resultados da análise.

Deste modo, é perceptível que o big data é uma área em constante evolução que vem sendo amplamente utilizado em diferentes setores, incluindo varejo, saúde, finanças, marketing e governo.
Os “Vs” citados são uma maneira de separar a forma como os dados são obtidos, classificados e utilizados.

Big data e marketing

Quando pensamos no uso do big data para o marketing, devido a esses aspectos de permitir uma análise mais ampla e a coleta de informações valiosas, é possível aproveitá-lo de diversas formas.
Inclusive, a partir do uso do Big Data, pode-se aprimorar os processos e otimizar os resultados positivos que podem ser obtidos. Confira os principais usos do big data no marketing nos tópicos a seguir.

Criação de personas

Podemos dizer que, hoje, o principal uso do big data no marketing é para fornecer informações valiosas sobre os consumidores, ajudando a identificar tendências e padrões de comportamento.
Consequentemente, perfis mais assertivos e campanhas mais qualificadas podem ser desenvolvidos.
Por exemplo, uma companhia pode utilizar dados obtidos em redes sociais para criar perfis de consumidores e identificar os interesses dos usuários. Ou seja, temos o big data na criação de personas e melhora do fluxo de contato e nutrição.
Isso pode ser usado para criar campanhas publicitárias mais eficazes e segmentar o público-alvo de maneira mais precisa.
Logo, o recurso pode ser aliado de estratégias como o Inbound Marketing e o Marketing de conteúdo.

Avaliação de campanhas

Além disso, o big data também pode ser usado para avaliar o desempenho de campanhas publicitárias que já estão em andamento e entender se elas estão sendo eficazes.
Da mesma forma, é possível avaliar como os consumidores estão reagindo às estratégias adotadas.
Consequentemente, a estratégia pode ajudar a identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado para maximizar o retorno sobre os investimentos (ROI).

Programas baseados em dados

Outra forma de uso do big data no marketing é a criação de programas de fidelidade baseados nos dados obtidos.
As empresas podem usar dados de compras do cliente para personalizar ofertas e recomendações de produtos, o que pode aumentar a satisfação do cliente e a fidelidade à marca.
A customização pode gerar um sentimento de proximidade e pertencimento, fator que faz com que as empresas sejam mais queridas e confiáveis para seus clientes.

Outros usos

Os dados obtidos com big data também podem ser usados para identificar tendências, oportunidades de negócio, desenvolver produtos, aumentar a segurança, aprimorar a eficiência de operações, bem como aprimorar recursos de inteligência artificial e muito mais funções, conforme os interesses da marca e coleta/aplicação adequada dos dados.

Identifique como aplicar o Big Data

De modo geral, o big data é uma ferramenta poderosa para o marketing, mas é importante lembrar que a coleta e o uso de dados devem ser feitos de maneira ética e responsável, respeitando os direitos de privacidade dos consumidores.
Você pode implementar o uso do recurso em sua companhia através de diversas ferramentas de Big Data disponíveis no mercado, que utilizam, em suma, os 7 “Vs” para orientar o seu funcionamento e disponibilizar formulários e informativos sobre as informações coletadas.
Por fim, utilize os dados para auxiliar na tomada de decisões e na realização das adaptações necessárias nas estratégias de sua companhia de modo a otimizar seus resultados.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

Que tal começar hoje mesmo a usar o Big Data a favor da sua empresa?



Autor: Maiko Petry
Maiko Petry é formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em sistemas distribuídos e MBA em Gestão de TI pelo IBPEX Uninter. Possui 20 anos de experiência em gestão de TI, aplicações de missão crítica, soluções Cloud, tendo atuado também como consultor de implantação e executivo de vendas de ERP. Atualmente é sócio da Nouem Soluções digitais com o propósito de ajudar as empresas a transformarem seus negócios para a era digital.