Low code & no code: Benefícios para o marketingProdutividade e autonomia para o marketing

Com o avanço da tecnologia, a área do desenvolvimento de sistemas, sites, aplicativos e softwares vem se tornando cada vez mais essencial para empresas e negócios de diferentes setores. Dentro desse meio, a linguagem de programação via código é o principal mecanismo utilizado para a criação de softwares e aplicativos pelos profissionais de TI.
Conforme pesquisa da Gartner, até 2024, 80% dos produtos de tecnologia serão desenvolvidos por profissionais não exatamente com formação técnica e que 65% dos produtos serão produzidos em plataforma low-code.
Com o objetivo de reduzir a quantidade de código necessário e simplificar o processo de programação e desenvolvimento de sistemas, duas metodologias despontaram nos últimos anos: low-code e no-code. Consideradas alternativas ao método tradicional, elas surgiram após os especialistas terem identificado que parte das linhas de código estavam sendo repetidas de forma dispensável.

Quais são os benefícios dessas metodologias?

A partir da percepção de que é possível tornar a criação de softwares, aplicativos e sites mais simples e prática, as metodologias de low-code e no-code tem sido capaz de beneficiar diversos segmentos. Confira a seguir alguns desses benefícios.

Redução de custos

Ao conceber uma plataforma ou software com essas metodologias, não é necessário manter ou contratar um grande time de desenvolvedores e profissionais de TI, resultando em uma diminuição considerável nos custos. Paralelamente, também não é preciso utilizar programas e sistemas de alta complexidade e custos elevados para dar sequência ao desenvolvimento.

Flexibilidade

As soluções low-code e no-code funcionam a partir de modelos customizáveis, o que torna possível elaborar projetos diferenciados para cada cliente, de acordo com as necessidades observadas.

Melhoria da produtividade

Ao utilizar essas metodologias, o desenvolvedor não encontra tantos problemas e desafios inesperados, e consegue finalizar as soluções dentro do prazo previsto. Além disso, o profissional ganha tempo para se concentrar em atender as prioridades de cada cliente, e identificar possíveis melhorias.

Processos mais ágeis

Entre os benefícios das metodologias low-code e no-code também está a agilidade dos processos, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade. Desse modo, a empresa pode entregar mais resultados em um curto período de tempo e expandir sua carteira de clientes.

Benefícios para o marketing

Trazendo um exemplo prático de benefícios do low code & no code para área de marketing podemos citar a plataforma de automação de marketing RD Station na qual é possível produzir landing pages, fluxos de automação e e-mail marketing tudo através do modelo arraste e solte. Ainda é possível integrar eventos da plataforma de automação Rd Station com o WhatsApp utilizando ferramenta low code N8n. O low code & no code pode trazer muito mais autonomia para o marketing, desta forma dependendo menos da TI para resolver problemas relacionados com a área.

Existem diferenças entre o low-code e o no-code?

Apesar de muito similares, as duas metodologias possuem algumas diferenças. A principal delas é que, enquanto o no-code elimina por completo a necessidade de escrever códigos de programação, o low-code exige um conhecimento mínimo sobre o tema e o uso de alguns códigos.
Por essa razão, as soluções low-code apresentam características multifuncionais e permitem a criação de sites e sistemas um pouco mais complexos. Por outro lado, as soluções no-code servem a propósitos mais específicos, sendo utilizada no desenvolvimento de sites e aplicativos a partir de modelos pré-definidos.

Uma escolha do futuro

Como conclusão, é possível afirmar que o low-code e o no-code são abordagens mais ágeis e acessíveis para desenvolver diversos modelos de sistema, utilizando conhecimentos básicos de programação.

As vantagens de economia de tempo e recursos irão tornar essas metodologias cada vez mais populares no mercado brasileiro, especialmente no momento tecnológico atual. Ao aderir ao low-code e ao no-code, as companhias ganham mais poder para se transformar digitalmente e se adaptar as diversas demandas dos tempos modernos.

No entanto, vale destacar que as soluções low-code e no-code não surgiram para substituir as linguagens tradicionais de programação. Elas foram desenvolvidas e aprimoradas para aqueles que necessitam de uma alternativa prática e menos custosa. Para a criação de sistemas e softwares de maior complexidade, a linguagem de código avançado permanecerá sendo a mais indicada.

A Nouem é uma agência digital que ajuda profissionais de marketing a resolver problemas com tecnologia, otimizando orçamento e através dos dados guiando tomadas de decisões assertivas.

Que tal começar hoje mesmo a usar low code & no code para resolver problemas de marketing?



Autor: Maiko Petry
Maiko Petry é formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em sistemas distribuídos e MBA em Gestão de TI pelo IBPEX Uninter. Possui 20 anos de experiência em gestão de TI, aplicações de missão crítica, soluções Cloud, tendo atuado também como consultor de implantação e executivo de vendas de ERP. Atualmente é sócio da Nouem Soluções digitais com o propósito de ajudar as empresas a transformarem seus negócios para a era digital.