Marketing aplicado ao agronegócioA transformação no campo

No Brasil, o agronegócio é um dos setores que mais movimentam a economia nacional, responsável por cerca de 3% do Produto Interno Bruto do país em 2016, de acordo com informações da Confederação de Agricultura e Pecuária.

Apesar dessa importância econômica considerável e que cresce a cada ano, muitas pessoas ainda acreditam que as atividades do setor primário, como o agronegócio, não necessitam investir em soluções de marketing para obter bons resultados.

No entanto, a verdade é que, com uma estratégia de marketing bem estruturada, as empresas que atuam no agronegócio se tornam capazes de compreender ainda melhor o mercado e o que é preciso fazer para atender as novas demandas de seus consumidores.

A importância do marketing no agronegócio

Segundo o pesquisador José Luiz Tejon, dentro da complexa cadeia do agronegócio existem subdivisões do antes, dentro de depois da porteira. Antes da porteira é toda a cadeia de insumos e a vasta linha de maquinários voltada ao agro, e talvez seja a etapa que mais aplica o marketing por tratar-se de grandes players do agro. Dentro da porteira é o modo que o produtor com todo o cuidado transforma os insumos em maior produtividade na lavoura ou produção animal. Os consumidores estão cada vez mais atentos para essa etapa, para conhecer sobre o processo e principalmente para promover ações sustentáveis. A última etapa, depois da porteira, é o produto na prateleira conforme conhecemos. Nesse momento o marketing toma protagonismo, e ações de rastreabilidade e sustentabilidade nas etapas anteriores podem aumentar a percepção de valor do consumidor final.

A implantação do marketing no agronegócio é algo com potencial para gerar valor em todas as etapas da cadeia. Confira a seguir quais vantagens podem ser observadas no caso específico do agronegócio.

Relacionamento com o cliente

A relação com os clientes não se resume somente a divulgar a marca, e sim em mostrar a esse consumidor quais são os benefícios que ele terá ao escolher comprar os produtos daquela empresa. Desse modo, o ideal é adotar uma estratégia de relacionamento que inclua cada etapa do processo de compra, incluindo o pós-venda, com o intuito de assim fidelizar o maior número possível de clientes.

Interação com o público-alvo

As empresas que não conseguem se comunicar diretamente com o seu público-alvo provavelmente não serão lembradas durante a decisão de compra. Sendo assim, é importante criar maneiras de interagir com o público, o que pode ser feito nos dias atuais através da criação de conteúdo para as mídias sociais da marca, ou ainda por meio de ações publicitárias.

Posicionamento da marca

Quando bem conduzido, o posicionamento de uma marca pode fazer com que ela seja vista como referência de qualidade dentro do seu segmento. Isso é possível através das estratégias corretas de marketing de branding, as quais são pensadas para criar um nível elevado de atração acerca da empresa, ao ponto de cativar até mesmo os formadores de opinião.

Como adotar o marketing digital no cotidiano do agronegócio?

Depois de entender um pouco mais sobre os múltiplos benefícios que o marketing pode proporcionar ao agronegócio, a seguir estão exemplos de como adotá-lo no dia a dia das empresas do setor.

Criar e manter um site

Em primeiro lugar, é muito importante ter um site para iniciar as estratégias de marketing digital da empresa. Ao criá-lo, também é essencial garantir que a página esteja otimizada para dispositivos móveis e ofereça uma experiência de navegação agradável e intuitiva.

Investir em mecanismos de busca

Para que haja essa otimização nos mecanismos de busca, o site precisa estar de acordo as chamadas práticas de SEO. Essas práticas consistem em utilizar as palavras-chave mais relevantes relacionadas aos produtos da companhia, que são os termos mais buscados pelo seu público-alvo. Ao utilizar o SEO corretamente, o site da empresa se torna um dos primeiros resultados das pesquisas do Google, atraindo um fluxo maior de visitantes.

Produzir conteúdo online

A criação e divulgação de conteúdos inéditos e feitos pela própria empresa, os quais podem ser compartilhados em uma seção do site destinada a um blog corporativo, por exemplo, é algo essencial dentro das práticas SEO. Através de materiais interessantes e educativos, no formato de publicações ou até e-books, a empresa pode atrair pessoas que sequer a conheciam e transformá-las em novos clientes em potencial.

Conclusão

De acordo com pesquisa recente da associação brasileira de marketing e agro – ABMRA, a oferta de internet rural subiu para 91% para os produtores de animais e 88% para agricultores. E ainda 94% dos produtores possuem smartphones que utilizam para comunicação e realização de negócios.
Os números só mostram que utilizar o marketing no agronegócio em qualquer etapa da cadeia passou a ser uma oportunidade tanto para o posicionamento de marca quanto geração de vendas para novos mercados.
A Nouem é uma agência digital que ajuda pequenas e médias empresas a vencer os desafios da era digital, alcançando novos clientes e otimizando recursos.

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Autor: Maiko Petry
Maiko Petry é formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em sistemas distribuídos e MBA em Gestão de TI pelo IBPEX Uninter. Possui 20 anos de experiência em gestão de TI, aplicações de missão crítica, soluções Cloud, tendo atuado também como consultor de implantação e executivo de vendas de ERP. Atualmente é sócio da Nouem Soluções digitais com o propósito de ajudar as empresas a transformarem seus negócios para a era digital.