- 27 de setembro de 2021
- Postado por: Maiko Petry
- Categoria: Desenvolvimento de sites, Performance, Produtividade
Experiência do usuário: nova atualização do GoogleNovas métricas para ranqueamento
- 27 de setembro de 2021
- Postado por: Maiko Petry
- Categoria: Desenvolvimento de sites, Performance, Produtividade
Recentemente o google anunciou mudanças no algoritmo de busca, mecanismo que ranqueia conteúdos no buscador mais usado da web. Surgiram novas métricas relacionadas exclusivamente com a experiência do usuário que passam a partir de agora a fazer toda a diferença na forma que o Google apresenta os resultados de busca
Quais as principais mudanças?
Com o Google Page Experience 2021 novas métricas entram em vigor com o principal objetivo de avaliar a interação do usuário com o website. Basicamente estão relacionadas com o tempo de abertura do site, estabilidade visual e responsividade:
Relacionamos abaixo algumas das novas métricas:
LCP (Largest Contentful Paint)
Quantas vezes abandonamos um website devido ao demasiado tempo de carregamento. Essa métrica atua justamente nesse ponto no tempo de carregamento do maior elemento da página inicial, primeira área visível ao usuário que pode ser um banner, vídeo ou simplesmente texto. O recomendável é que o LCP seja inferior a 2,0 segundos para que tenha uma boa avaliação
CLS (Cumulative Layout Shift)
Também conhecida por latência de primeira entrada, é o tempo da primeira interação do usuário com página até a resposta do navegador. Essa interação pode ser clique em um link ou clique em botão do site. Para obter uma boa experiência recomenda-se que o FID seja de até no máximo 100 milisegundos.
FID (First Input Delay)
Mede a estabilidade da página em relação ao layout. Podemos citar a experiência de abrir um website no celular e ao preencher um formulário por exemplo os elementos são deslocados dificultando a interação. Nesta métrica o número ideal é que seja no máximo 0.1
Resumo aplicação métricas
As métricas são avaliadas pelo Google de acordo com os limites abaixo:
Outros fatores que importam
Além das métricas acima é importante atentar para o certificado de segurança HTTPS se está devidamente configurado e ativo a fim de garantir que as informações trafegadas sejam criptografadas. Manter o website livre de malware e conteúdo suspeito também evita bloqueios. Por fim, aplicar pop ups em excesso que poluem e atrapalham a navegação do site também deve ser evitada.
Como aplicar no meu site
Primeiramente é recomendável fazer um diagnóstico no website utilizando alguma das ferramentas disponíveis, entre elas o webpagetests.org . Através do relatório de performance é possível identificar cada uma das métricas apontadas, possíveis falhas e pontos de melhoria.
O segundo passo é literalmente colocar a mão na massa, é necessário conhecer a plataforma do website e seus plugins para corrigir falhas, otimizar imagens, vídeos e se necessário até trocar o modelo de hospedagem do site caso tenha interferência na performance.
De forma técnica o LCP geralmente está relacionado com a otimização do servidor, utilização de CDN para ativos de vídeos e imagens e também e o gerenciamento de cache. O FID por sua vez é comum ser degradado por execução de JavaScript pesado demais e o navegador acaba atrasando resposta em função disso.
Uma sugestão neste momento é encontrar uma agência digital, com expertise na plataforma do website para auxiliar no processo de implementação, objetivando entrega das métricas sugeridas pelo Google.
Conclusão
Tendo em vista que 99% das empresas terão problemas com visitas orgânicas devido ao tempo de carregamento da página, e que 24% podem estar prejudicando a experiência de navegação devido a anúncios intrusivos e excesso de pop ups, atentar para a relevância das novas métricas pode uma excelente estratégia para incrementar o tráfego orgânico.
Quando envolvemos operações de e-commerce, melhorar o LCP faz ainda mais sentido pois segundo o Google, melhorar o tempo de carregamento em apenas 0,1 segundo pode aumentar as taxas de conversão em até 8%.
A tarefa de revisão constante do SEO do site, atentando para as novas métricas do Google pode ser encarada como um investimento uma vez que o objetivo é melhorar o ranqueamento do website nos mecanismos de busca. Como resultado, maior visibilidade e aumento nas oportunidades de negócios também.
A Nouem soluções digitais já entrega em seus projetos de websites adequação para as novas métricas do Google aliando a técnicas de SEO e conteúdo, objetivando aumentar o faturamento das empresas no canal digital.