A importância do checkout transparente para o e-commerceA melhor experiência para o cliente

Um dos principais objetivos de uma empresa que atua no e-commerce ou mercado digital é maximizar a conversão de visitantes em leads, ou seja, oportunidades de negócios e, com isso, aumentar a sua base de contatos, bem como as vendas.
Todavia, é fato que muitas das organizações enfrentam dificuldades quanto a essa questão, ao menos conforme uma pesquisa que foi publicada pela E-commerce Brasil, a qual aponta que a taxa de abandono média no carrinho de compras no mercado eletrônico brasileiro é superior a 80%.
Sabia, no entanto, que é possível mudar esse quadro com o checkout transparente? Para saber o que é e conhecer as suas vantagens para o e-commerce, continue a leitura.

Afinal, o que é checkout transparente?

Checkout transparente é um conceito ou estratégia que está ligado à experiência do consumidor ou daquele visitante que entrou em sua loja virtual, colocou produtos em seu carrinho, mas no ato do pagamento, desistiu.
Então, explicamos melhor, o checkout transparente é um processo pelo qual se busca garantir que o cliente não seja direcionado para uma página parceira, com o objetivo de realizar o pagamento do produto que pensa em comprar. Isso geralmente ocorre, fazendo o lead não se sentir seguro, o que, na prática, o faz desistir da compra.
Essa estratégia de levar o cliente para uma URL de terceiros (PayPal, Mercado Pago etc.) para que realize o pagamento é conhecido como checkout tradicional ou padrão.
O checkout transparente garante que o cliente ou lead realize o pagamento do produto que pensa em comprar dentro da loja virtual. Isso faz com que ele se sinta seguro, o que colabora para o aumento de suas vendas.
Além disso, o checkout transparente reduz as etapas do fluxo de pagamento, garantindo que o cliente realize a compra de maneira mais simples e imediata. O objetivo é otimizar esse processo, reduzindo o número de perguntas (número de cartão de crédito, nome apresentado na parte da frente do cartão etc.) e as etapas do fluxo de pagamento.

Vantagens do checkout transparente para o seu negócio

Considerando tudo que dissemos a respeito do checkout transparente, é possível ter uma noção sobre a importância dessa estratégia para o desenvolvimento do seu negócio. A seguir, conheça melhor suas principais vantagens:
– Pode contribuir para gerar mais leads para o seu negócio e, assim, fazer aumentar o seu número de clientes;
– A vantagem anterior nos leva para uma outra, o fato de que pode melhorar suas vendas, elevando sua receita;
– Melhora a experiência do lead ou cliente, fazendo com que ele se sinta mais seguro quanto à compra de um produto ou serviço que a sua empresa fornece;
– Otimiza o fluxo de pagamento de sua loja virtual, conferindo a esse processo maior eficiência.

Conclusão

Como se pode visualizar, o checkout transparente se apresenta, atualmente, como uma solução indispensável para a empresa que busca melhorar a sua operação de pagamento online e, com isso, garantir uma experiência melhor aos seus clientes.
Ao escolher uma plataforma de e-commerce não esqueça de colocar o ‘checkout transparente’ em seu checklist de avaliação como item obrigatório. Certamente irá fazer muita diferença na taxa de conversão e consequentemente no sucesso da loja online.
Ficou alguma dúvida com relação a este conteúdo? Se respondeu afirmativamente, não deixe de entrar em contato conosco.

Fale conosco e saiba mais como o checkout transparente pode ajudar a aumentar sua taxa de conversão!



Autor: Maiko Petry
Maiko Petry é formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em sistemas distribuídos e MBA em Gestão de TI pelo IBPEX Uninter. Possui 20 anos de experiência em gestão de TI, aplicações de missão crítica, soluções Cloud, tendo atuado também como consultor de implantação e executivo de vendas de ERP. Atualmente é sócio da Nouem Soluções digitais com o propósito de ajudar as empresas a transformarem seus negócios para a era digital.