Plataforma para e-commerce como escolher a suaSua loja online em boas mãos

Nos últimos anos, o e-commerce ou mercado eletrônico, tem crescido de maneira vertiginosa. No ano de 2020 ocorreu um aumento de 166% das vendas online com relação ao ano de 2019, e somente as PME’s (pequenas e médias empresas) faturaram mais de 1.3 bilhão de reais.
Outro dado importante, 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras online durante a pandemia e 7% fizeram a primeira compra online.
Diante dessa realidade, é comum que os empresários desejem ingressar no mercado digital, abrindo uma loja virtual.
Sabia que existem inúmeras plataformas voltadas para o e-commerce?
Para saber como a escolher a ideal para você, continue a leitura. Aqui, reunimos algumas dicas essenciais.

Verifique os recursos que a plataforma oferece: quanto mais, melhor

A primeira das dicas para selecionar a plataforma ideal para abrir a sua loja virtual é analisar os recursos que ela oferece. Nesse momento é válido fazer um checklist dos recursos que seu negócio entende como indispensável, por exemplo, o checkout transparente, tratamento para carrinho abandonado, integração com gateways para pagamento, quantidade de produtos em exposição e até como funciona a integração com os demais sistemas financeiro, estoque e contabilidade.
Fazendo isso, você poderá conhecer saber se dispõe do que é necessário para que o seu negócio consiga expressar o que deseja, obtendo, dessa maneira, sucesso.
Nessa direção, podemos destacar a plataforma Shopify. Ela conta com recursos, como a integração de sistemas, por exemplo, ou como muitos conhecem, API, que o ajuda a transformar a sua ideia em um negócio, facilitando a criação de sua marca, bem como de sua loja virtual.
Mais que isso, na verdade, pois também oferece ferramentas que são capazes de promover a sua empresa no ambiente digital.
Um exemplo de recurso é a possibilidade de você dispensar estoque físico. A plataforma torna possível contar com parceiros terceirizados, que não só disponham do produto, mas também possam fazer a entrega dele ao consumidor final

Mapeie as plataformas para e-commerce e faça um exercício de comparação

Você também pode mapear as plataformas para e-commerce existentes ou aquelas que estão ao seu alcance e, a partir disso, realizar um exercício de comparação, buscando saber qual delas oferece mais vantagens.
Quando fazemos isso, ampliamos a nossa visão e podemos tomar uma decisão fundamentada e assertiva, capaz de orientar melhor o nosso senso de negócio.
Para ajudar nessa tarefa de mapeamento existem ferramentas que podem ajudar, o site g2.com é uma delas. Acessando a categoria software/Commerce é possível visualizar o ranking de acordo com avaliações dos profissionais.

Observe se o suporte pós-venda é de qualidade e completo

Outro ponto que deve observar na escolha da plataforma para e-commerce ideal é o suporte de atendimento que ela oferece ao empresário.
Dito de maneira clara e objetiva, a plataforma deve fornecer um atendimento ou suporte de qualidade ao empresário, para que seja capaz de não só montar a sua loja virtual de maneira correta e com sucesso.
Além disso, deve garantir apoio após esse processo, sempre que o empresário precisar.
Uma plataforma que garante um atendimento de excelência nesse sentido é a Shopify, cumpre destacar. Ela não só acompanha o empresário durante e após o processo de criação de uma loja virtual, como também disponibiliza conteúdos com orientações gerais sobre como gerir corretamente a plataforma e, com isso, obter sucesso.

Conclusão

Encontrar uma plataforma de e-commerce que ofereça aderência ao seu negócio com o melhor custo-benefício nem sempre é uma tarefa fácil. Uma escolha errada também pode custar caro, já que irá tomar não somente recursos financeiros, mas também tempo, ambos escassos em qualquer negócio. Uma sugestão é contar com uma agência parceira para ajudar no processo, através de diagnóstico preliminar para alinhar a escolha da plataforma com o estratégico da empresa.
Que tal iniciar hoje mesmo fazendo um diagnóstico para a escolha da melhor plataforma de e-commerce ?

Solicite um diagnóstico gratuito para sua empresa



Autor: Maiko Petry
Maiko Petry é formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em sistemas distribuídos e MBA em Gestão de TI pelo IBPEX Uninter. Possui 20 anos de experiência em gestão de TI, aplicações de missão crítica, soluções Cloud, tendo atuado também como consultor de implantação e executivo de vendas de ERP. Atualmente é sócio da Nouem Soluções digitais com o propósito de ajudar as empresas a transformarem seus negócios para a era digital.

Comentários estão fechados.