Os benefícios de um blog para atrair clientesAutoridade para sua marca

Ter um blog é uma das melhores estratégias de marketing de conteúdo para gerar leads e transformar em clientes. Porém, é importante seguir algumas dicas para que o site seja realmente interessante. Afinal, como ter um blog de qualidade e quais são seus benefícios na relação com o cliente?

Tornar-se referência em determinado assunto

Um dos principais diferenciais de se ter um blog é a construção da identidade da marca. Para ter uma identidade positiva é preciso levar em conta um aspecto importante. Produzir bons conteúdos, com regularidade, sobre determinado assunto, aumenta a chance da marca se tornar referência.
Por exemplo, o blog deve apresentar textos diversos sobre um assunto no qual é expert. Assim, há mais chances de a marca se tornar uma referência neste assunto. Isso significa que o blog se tornará uma fonte segura para se pesquisar sobre este assunto específico.
Com isso, aumenta o tráfego no site. O resultado é a construção de autoridade da marca. Ou seja, ninguém melhor do que esta empresa para falar sobre este determinado tema.

Maior credibilidade e respeito

Um blog de qualidade faz com que os leitores tenham uma melhor relação com a marca ou empresa. Isso ocorre quando os clientes confiam nos textos apresentados e tiram bom proveito da sua leitura. A partir disso, a marca passa a despertar confiança, o que é fundamental na hora de fechar um negócio ou uma venda por exemplo.
A credibilidade da marca passa a crescer quanto mais os clientes conhecem e confiam nela. E o blog é uma forma de falar mais sobre a empresa e mostrar mais seus produtos ou serviços. Assim, as pessoas se sentem mais seguras de fechar negócio ou compra.

Dicas para montar um blog realmente atrativo

Já sabemos como um blog pode estreitar a relação com os clientes. No entanto, de nada adianta ter um se os clientes não acharem o conteúdo interessante. Desse modo, a primeira dica é produzir textos realmente úteis.
O ideal é contratar profissionais especializados para a escrita dos textos. Isso porque existe uma dinâmica especial para a produção de textos para a internet. É preciso trazer informação útil, de qualidade e também aplicar técnicas com o SEO. Ou seja, um blog com erros gramaticais ou textos superficiais, sem estudo de palavras chave dificilmente irá atingir os objetivos. Por isso, não vale a pena economizar neste ponto.
Trazer vídeos e imagens de qualidade também ajuda a dar mais qualidade ao conteúdo. Afinal, agregam mais informações aos textos. Além disso, vídeos e imagens trazem mais valor para o layout e o design do site. Um blog bonito ajuda a atrair para o conteúdo. Se o conteúdo é de qualidade a página cumpre definitivamente o seu papel.
Porém, a chave do sucesso está no marketing digital. Por meio de ferramentas específicas é possível monitorar diversos detalhes sobre os clientes e sua relação com o blog, e até automatizar ações de acordo com esse comportamento.
É possível, por exemplo, identificar os conteúdos que fazem mais sucesso. Ou então identificar em quais cidades os acessos ao blog são mais constantes. Até mesmo pode-se descobrir o tempo que os leitores passam no blog. Tudo isso é fundamental para construir um blog cada vez mais interessante e benéfico para a relação com os clientes.

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Autor: Maiko Petry
Maiko Petry é formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em sistemas distribuídos e MBA em Gestão de TI pelo IBPEX Uninter. Possui 20 anos de experiência em gestão de TI, aplicações de missão crítica, soluções Cloud, tendo atuado também como consultor de implantação e executivo de vendas de ERP. Atualmente é sócio da Nouem Soluções digitais com o propósito de ajudar as empresas a transformarem seus negócios para a era digital.

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