O que é marketing baseado em contas?Alcance clientes de alto valor

Diante da popularização do marketing baseado em contas, é muito provável que já tenha ouvido falar a respeito dessa estratégia.
Mas se tem pouco conhecimento sobre essa solução, não se preocupe, pois você não está sozinho. Ainda que seja uma técnica relativamente antiga, ela só começou a se tornar mais conhecida nos últimos 10 anos.
Para saber o que é, como funciona e quais são suas principais vantagens, não deixe de continuar a leitura. Aqui, apresentamos o essencial acerca desse assunto.

O que é marketing baseado em contas?

Pode-se compreender, basicamente, o marketing baseado em contas, também conhecido pela sigla ABM, em referência à expressão inglesa “Account-Based Marketing”, como uma estratégia personalizada de marketing digital B2B focada em uma determinada empresa (conta).

A estratégia de geração de leads como conhecemos não se aplica no conceito do ABM. Em outras palavras, todas as ações de marketing, bem como de relacionamento e de vendas, são voltadas para garantir o alcance dos objetivos dessa empresa-alvo.
Assim, no lugar de a empresa buscar prospectar clientes pessoas físicas, ela se volta a conquistar essa empresa-alvo, com o objetivo de tê-la como cliente, de maneira a fazer com que alcance seus objetivos com maior agilidade, como o aumento das vendas, por exemplo.
É um tipo de marketing, vale dizer, que se concentra em um público-alvo bem restrito, mas que, a partir disso, pode garantir o sucesso mais rápido.

Entenda como funciona o ABM

O ABM tem um modo de funcionamento similar ao marketing digital voltado para prospectar clientes, pessoas físicas, com a diferença de que é direcionado a partir de contas específicas de empresas que são o alvo de outras.

Em pesquisa realizada pela HubSpot em 2019, revelou que 75% dos visitantes de sites sentem-se frustrados ao se deparar com conteúdo irrelevante.  O ABM busca contornar esse problema, oferecendo conteúdos com segmentação específica de interesse de cada stakeholder para cada fase da jornada de compra.

Um exemplo prático é aquela empresa X que vende software de gestão para o segmento logístico, e nesse caso são vendas complexas, consultivas, e com ciclo de venda mais demorado. Neste cenário, a decisão final de compra envolve diversos stakeholders desde o gerente de compras, gerente de operações, gerente financeiro até o CEO da instituição.

É uma solução que busca se valer de técnicas de marketing digital, entre outras, com o objetivo de conquistar uma empresa-foco, com o uso de, por exemplo, marketing de conteúdo e de e-mail marketing. Essas ferramentas são usadas para demonstrar os benefícios que a empresa-conta pode ter ao se colocar como cliente de outra.

Vantagens do marketing digital baseado em contas

Diante de tudo que falamos, é provável que já tenha uma noção acerca do que é e como funciona basicamente o marketing baseado em contas (que sugere um perfil de uma empresa). Para que se aprofunde mais nesse assunto, apresentamos, a seguir, algumas das principais vantagens dessa estratégia.

• É uma estratégia que pode garantir o alinhamento de sua equipe de marketing e de vendas, de modo a garantir que a sua empresa alcance os seus objetivos de maneira mais ágil;
• Pode aumentar as vendas do seu negócio e, consequentemente, sua receita;
• Pode expandir sua base de clientes pessoas jurídicas;
• Garante uma estratégia personalizada para cada conta/potencial cliente;
• Permite desenhar uma estratégia de relacionamento de acordo com o perfil do cliente que busca atingir, o que, na prática, acelera o alcance dos seus objetivos.
O marketing digital baseado em contas é uma solução ideal para a empresa que busca personalizar suas estratégias de marketing de acordo com a conta que busca atingir, como podemos visualizar ao longo deste conteúdo. Adote essa solução em seu negócio e veja-o alcançando resultados incríveis.

Gostaria de adotar essa solução em sua empresa? Entre em contato conosco. Podemos ajudá-lo!

Que tal começar hoje mesmo a utilizar o ABM em favor do seu negócio ?



Autor: Maiko Petry
Maiko Petry é formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em sistemas distribuídos e MBA em Gestão de TI pelo IBPEX Uninter. Possui 20 anos de experiência em gestão de TI, aplicações de missão crítica, soluções Cloud, tendo atuado também como consultor de implantação e executivo de vendas de ERP. Atualmente é sócio da Nouem Soluções digitais com o propósito de ajudar as empresas a transformarem seus negócios para a era digital.