
18 de outubro de 2021
Maiko Petry
05 estratégias de SEO que irão aumentar seu tráfego
Descubra 5 estratégias de SEO que podem aumentar o tráfego do seu site sem precisar de conhecimento técnico profundo. Melhore seu ranqueamento e atraia mais visitantes para converter em novos negócios. Comece a otimizar seu site hoje mesmo!
Impulsione seu tráfego: 5 dicas de SEO simples para impactar seu negócio online
Se sua empresa já tem um website, seja institucional ou e-commerce, um dos objetivos é receber visitantes para que conheçam sua marca, seu produto ou serviço, correto?
Com a digitalização dos negócios, uma das consequências foi o aumento da concorrência online, trazendo uma dificuldade maior para que seu site receba visitas orgânicas quando o tema é pesquisado no Google.
Para ajudar a melhorar o ranqueamento nos serviços de busca, existem as técnicas de SEO, e muitas delas podem ser aplicadas sem exigir conhecimento técnico profundo e que trazem excelente resultado.
Por que investir em SEO
Nesse ponto vamos tratar das vantagens em investir tempo e dinheiro aplicando técnicas de SEO no website. Fazendo o caminho inverso, quando uma venda é efetuada tendo o website como origem, qual foi a jornada do cliente até o fechamento do negócio? Qual foi o argumento de pesquisa do cliente no Google para encontrar seu produto ou serviço?
Conforme pesquisas, 30% dos cliques nos resultados de busca são nos 3 primeiros links orgânicos listados pelo Google, e somente 0,78% dos usuários clicam em links da segunda página.
Falamos investir ao invés de gastar justamente porque o trabalho de SEO geralmente objetiva fechar mais negócios, tendo como origem um clique orgânico.
De modo prático, as técnicas de SEO objetivam melhorar o ranqueamento orgânico nos buscadores, e com isso trazer mais visitantes para que possam converter em leads e clientes.
05 técnicas de SEO
Abaixo relacionamos 05 técnicas de SEO que não exigem nível de conhecimento técnico elevado para implementação e que podem ajudar bastante:
1. Links internos
Os links internos são uma estratégia de linkbuilding e consiste em apontar links para outra página do mesmo site. Por exemplo, o link interno contextual “SEO: Por que devo investir” que direciona o usuário para outra página com assunto correlato.
A técnica é muito simples de aplicar e ajuda o mecanismo de busca a entender a estrutura e a ligação entre os conteúdos do website. Um ponto importante para estar atento são os links quebrados, que a página destino não existe mais e nesse caso pode prejudicar ao invés de ajudar no SEO.
2. Meta description
A meta description ou meta tag refere-se àquele texto resumo que aparece embaixo da URL no mecanismo de busca e tem por objetivo descrever o conteúdo do website. Esse resumo que irá convencer o usuário que está pesquisando a clicar e seguir navegando em seu site.
Geralmente tem entre 140 e 160 caracteres e recomenda-se o uso de uma única meta description por página.
3. Texto alternativo - alt text
Essa é talvez a técnica mais simples e com relevância alta no contexto de SEO. O texto alternativo, como o próprio nome diz, é a descrição resumida da imagem, esse texto é interpretado por leitores de tela e ajuda na acessibilidade para usuários com deficiência visual. O texto alternativo é exibido também quando as imagens não são carregadas corretamente pelo navegador.
4. Títulos
O título ou title tag é o título da página, como o próprio nome diz, é a parte em que o usuário clica para abrir o site nos mecanismos de busca. Através do título, os buscadores avaliam a relevância da página em relação ao tema, motivo pelo qual devem ser o mais objetivo possível. O recomendável é que o título tenha entre 55 e 60 caracteres e existem técnicas que ajudam a aumentar a taxa de cliques, como utilizar palavras-chave e termos como ‘por quê’, ‘como’ e ‘vale a pena’.
5. SEO Local: Google Meu Negócio
O SEO local visa otimizar a presença digital tendo como critério a localização geográfica, e é muito útil para empresas que têm atuação local como consultórios, farmácias, lojas físicas e prestadores de serviço locais. Ativar o Google Meu Negócio é o primeiro passo recomendável para iniciar com o SEO local, nele é possível fixar o endereço, dados de contato WhatsApp e telefone, site e e-mail. Também é importante indicar os serviços e produtos que trabalha e horários de atendimento. Essa configuração inicial já possibilita que potenciais clientes liguem diretamente para empresa, tracem rotas e obtenham atendimento online.
Como aplicar no website
Primeiramente é importante conhecer a plataforma do website para que seja possível aplicar as técnicas abordadas acima. Algumas plataformas, como o WordPress, facilitam a edição das páginas ou conteúdos de blog através de interface amigável ao usuário, assim ganhando tempo. Existem também plugins para WordPress, como o yoast SEO, que facilitam a revisão e correção das páginas já publicadas.
Nesse momento, a depender da estrutura e complexidade do website, contar com um profissional ou agência especializada pode ajudar não só na aplicação das técnicas, bem como treinar os colaboradores para futuras publicações.
Conclusão
Tendo em vista o aumento da concorrência digital, esperar resultados utilizando somente estratégias de mídia paga pode não sustentar o ROI a médio e longo prazo. Somente 0,78% dos usuários passam para a segunda página de buscas do Google, ou seja, quanto melhor posicionado seu website estiver, mais visitantes e mais leads para o seu negócio.
Desta forma, aprimorar o SEO do website com o objetivo de gerar demandas orgânicas é uma excelente decisão, mesmo o resultado demorando um pouco mais para aparecer.
A Nouem Soluções Digitais já entrega em seus projetos de websites, técnicas de SEO objetivando aumentar o faturamento das empresas no canal digital.
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