- 16 de agosto de 2021
- Postado por: Maiko Petry
- Categoria: Performance, Produtividade
O que é remarketing e como usar a seu favorAumente sua taxa de conversão
- 16 de agosto de 2021
- Postado por: Maiko Petry
- Categoria: Performance, Produtividade
O remarketing é uma estratégia de marketing digital direcionada para os clientes que já foram impactados e demonstraram interesse pelos produtos e serviços de uma marca anteriormente. Existem várias formas de aplicar essa estratégia, desde e-mails relembrando o cliente sobre os itens que ele adquiriu ou adicionou em seu carrinho de compras, até mensagens indicando ofertas e promoções.
Quais são as principais vantagens dessa estratégia?
O objetivo dessa estratégia de marketing digital é estabelecer uma conexão mais próxima e personalizada com os clientes que já se relacionaram antes com a marca, o que influencia positivamente na taxa de conversão.
De acordo com levantamentos conduzidos por agências de marketing no Brasil e no exterior, uma parcela considerável dos consumidores aprova o recebimento de e-mails personalizados sobre o abandono de seus carrinhos de compra ou com notificações sobre produtos visitados no site da marca que estejam com desconto.
Desse modo, as principais vantagens dessa estratégia incluem a expansão do alcance da marca, ao relembrar os clientes sobre seus interesses anteriores através desse mecanismo de anúncios direcionados, e também a economia de recursos, tendo em vista que essa modalidade de anúncios custa menos do que a atração de clientes em potencial a partir do zero.
Como iniciar uma campanha seguindo essa estratégia?
Para dar início a essa estratégia, o primeiro passo é mapear os leads que estão em diferentes pontos do processo de compra, o que pode ser feito através do sistema de listas.
Essas listas irão dividir os visitantes do site em grupos, de acordo com a ação tomada, como por exemplo, aqueles que já efetivaram uma compra, aqueles que colocaram o item no carrinho e desistiram e aqueles que só pesquisaram o preço.
Dependendo das estratégias de cada marca, é possível criar listas mais específicas, para os clientes em potencial que se inscreveram na newsletter do site, aqueles que fizeram o download de um e-book, ou aqueles que já responderam alguma enquete ou pesquisa, tendo em vista que todos esses grupos também se enquadram na categoria de clientes que já demonstraram algum interesse na marca.
A partir de então, é possível criar e-mails personalizados para cada um dos grupos estabelecidos.
Como funciona uma campanha de remarketing?
Além dos e-mails, há também a opção de desenvolver essa estratégia de remarketing no Google Ads e no Facebook Ads, duas plataformas com um alcance enorme e que poderem gerar resultados consideráveis.
O Google Ads é uma ferramenta de marketing bastante efetiva pois possibilita que a marca aborde o seu cliente em potencial no instante em que ele está procurando por um produto ou serviço similar ao da empresa. O ato de pesquisar por um produto no Google já demonstra que o usuário está interessado em obter informações e ofertas sobre ele.
Além disso, outra grande vantagem do Google é que a plataforma cruza os dados obtidos em todas as outras pesquisas feitas pelo usuário para delinear um perfil preciso, direcionando as publicidades ideais para cada pessoa.
Para utilizar técnicas de remarketing no Google Ads existem algumas diferentes formas disponíveis:
Remarketing padrão
É a forma mais simples que consiste em exibir anúncios aos visitantes anteriores enquanto navegam na em sites e aplicativos da própria rede de display.
Remarketing dinâmico
Nesse modelo os anúncios exibidos podem ser personalizados, ou seja apresentar exatamente o produto ou serviço que o visitante interagiu no site anteriormente.
Listas de remarketing para anúncios da rede de pesquisa
É possível exibir anúncios aos visitantes anteriores enquanto pesquisam no Google, com a principal vantagem nesse caso de trabalhar com lances personalizados para determinada palavra-chave.
Remarketing de vídeo
Possibilita exibir anúncios aos visitantes que tiveram interação com seus vídeos ou canal do youtube, durante a navegação em outros vídeos, sites e até aplicativos relacionados.
O Facebook Ads, por sua vez, é o mecanismo de marketing dentro da maior rede social do mundo em número de usuários, com cerca de 2,7 bilhões de perfis ativos a nível global. No Brasil, a estimativa é que 130 milhões de brasileiros estejam no Facebook, o que inclui pessoas de diferentes faixas etárias, nível de escolaridade e situação socio-econômica. Por essa razão, o Facebook Ads pode ser muito eficiente para as marcas que desejam atingir um público específico, sendo necessário somente definir sua segmentação para acompanhar os resultados.
Nesse contexto, utilizar o remarketing do Facebook pode ser uma excelente estratégia para aumentar as taxas de conversão.
O primeiro passo é a criação de um público personalizado para a campanha de remarketing em seguida segmentar se necessário, por exemplo visitantes que visualizaram determinado produto no site. A partir daí a campanha pode ser criada no Facebook Business como o anúncio específico, verba e tempo desejado.
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