O que é o live commerce e como aplicar em sua lojaAproveite suas lives para turbinar as vendas

Durante a pandemia, com o fechamento das lojas ao redor do mundo, o comércio online representado pela plataforma de e-commerce despontou como a melhor forma de seguir consumindo. Mas além do e-commerce tradicional, uma nova estratégia de vendas tem chamado a atenção nesse setor: o live commerce.

Com origem na China, essa estratégia corresponde a uma modalidade de compra online na qual os clientes podem interagir ao vivo com vendedores e personalidades da mídia, que ofertam e comentam sobre as vantagens dos produtos durante transmissões realizadas em tempo real.

Em poucos meses, a modalidade se tornou sucesso absoluto na China e já é o formato de vendas online que mais cresce no país. No ano de 2020, cerca de 50 mil transmissões ao vivo foram realizadas diariamente pelos chineses, o que rendeu um total de mais de 50 bilhões de visualizações e movimentou cerca de 1 trilhão de yuans, de acordo com empresas de auditoria.

E no Brasil? Como funciona o live commerce?

Essa nova modalidade de vendas, promovida dentro de uma plataforma de e-commerce, chegou ao Brasil ainda em 2020, em meio ao cenário de pandemia. A primeira grande transmissão de venda realizada ao vivo foi conduzida pela Americanas, e contou com a presença de influenciadores para atrair a atenção do público a esse novo formato. Durante a transmissão, os influenciadores apresentaram os itens e deram sugestões de como usá-los. Nas semanas seguintes, marcas de diferentes segmentos, como calçados e vestuários, também investiram nessa estratégia.

Por enquanto, uma das principais diferenças dessa modalidade entre os dois países é que, enquanto na China essas transmissões ao vivo duram por horas, no Brasil as empresas optaram por uma configuração mais compacta, com cerca de 40 minutos a 1 hora se duração.

Além disso, para impulsionar o entretenimento ao longo das transmissões e manter o interesse dos espectadores, o live commerce no país dá destaque a reviews dos produtos, desafios, desfiles, apresentações e promoções exclusivas para quem está assistindo.

Veja como adotar essa nova estratégia

O grande diferencial do live commerce é que ele possui um fator humano que modifica completamente a jornada de compra dos clientes. Enquanto o e-commerce tradicional proporciona uma experiência mais solitária e estática, as transmissões se destacam por serem interativas e dinâmicas, com a opção dos apresentadores convencerem os espectadores a comprar algo. Dito isso, confira a seguir como aderir a elas.

Escolha de plataforma

Para adotar essa estratégia de vendas, o primeiro passo é escolher uma boa plataforma de live commerce. No Brasil, ainda não existem muitas opções voltadas exclusivamente à essa finalidade, e por isso muitas marcas escolhem fazer suas transmissões nas redes sociais, como Instagram e Youtube. Portanto, o ideal é analisar bem as opções disponíveis e escolher aquela capaz de oferecer o melhor retorno, em termos de funcionalidades e potencial de visualizações.

Planejar transmissão

A etapa seguinte consiste em planejar a transmissão. Para isso, é importante definir o objetivo principal da live, se a mesma será para vender produtos em geral, ou para o lançamento de algo específico, por exemplo. A partir dessa definição, se torna mais fácil definir um roteiro e escolher qual o cenário mais adequado para a transmissão. Durante esse processo de planejamento, também é fundamental avisar ao público sobre o evento, seja através de automação de marketing com fluxos de envio de emails, ou por lembretes de horário publicados nas redes sociais.

Segmentar público

Por fim, outro aspecto essencial ao implantar o live e-commerce é garantir que as vendas dos produtos sejam para públicos segmentados. Organizar as transmissões para os seus públicos de interesse é determinante para manter o engajamento e aumentar o potencial das vendas. Caso contrário, o evento perderá espectadores e não trará os resultados almejados.

Conclusão

É inegável que a tendência do live commerce veio pra ficar no Brasil e tem potencial para se destacar como um canal adicional de vendas online relevante, principalmente pela experiência customizada que proporciona aos consumidores. Estar atento e utilizar essa tendência a favor do seu negócio pode ser um diferencial estratégico perante a concorrência online.
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