- 29 de abril de 2020
- Postado por: Maiko Petry
- Categoria: Desenvolvimento de sites, Hospedagem de Sites
O que é landing page?Transforme visitantes em clientes
- 29 de abril de 2020
- Postado por: Maiko Petry
- Categoria: Desenvolvimento de sites, Hospedagem de Sites
Para ajudar a entender o conceito de landing pages, imagine que seu negócio atrai um número relevante de visitantes em seu site, porém esse visitante nem sempre segue para o próximo passo da compra que seria entrar em contato com a equipe comercial por exemplo. Isso pode ocorrer por inúmeros motivos, sua oferta de produtos e serviços pode ser extensa demais, os textos em excesso e até menus que tiram a atenção do visitante e que podem fazê-lo abandonar a página.
O conceito da landing page, ou também chamada de página de aterrisagem é voltado para a conversão, em que são deixados de lado elementos visuais que podem distrair a atenção do visitante levando intuitivamente a completar a ação, seja ela o preenchimento de um formulário, download de e-book, infográfico ou acesso a vídeo.
Na construção da landing page, geralmente são utilizados os elementos abaixo relacionados:
Principais elementos da landing page
Título e Subtítulo
O título embora pareça não ter grande importância na elaboração de uma landing page, pesquisas indicam que 80% das pessoas que chegam até a página leem o seu título, porém somente 20% seguem com a navegação no restante da landing page. Isso significa que se o visitante se identificar com o título da sua oferta ela terá mais chances de conversão.
Descrição da Oferta
Essa é a parte que irá ajudar o visitante entender sua oferta, qual benefício terá ou qual dos seus problemas serão resolvidos. A descrição não pode ser longa demais, a fonte e as cores podem ser trabalhadas para destacar os tópicos mais importantes. Lembrando que vídeos curtos também ajudam nesta primeira explicação da sua oferta.
Formulário
Muitos visitantes abandonam a landing page justamente no momento do preenchimento do formulário se este não estiver adequado a finalidade. Por exemplo, formulários de captação de leads que pedem muitos dados geralmente tem baixa conversão. Uma boa prática é pedir somente os dados como nome, sobrenome e e-mail no primeiro formulário de captação, e se necessitar de mais informações elas podem ser coletadas à medida que o lead avança no seu funil de vendas.
Imagem
A boa prática é utilizar imagens que transmitam confiança para sua oferta proposta, sem tirar a atenção do usuário. Outro cuidado importante é com o tamanho e a resolução das imagens aplicadas, que podem influenciar negativamente deixando sua landing page mais lenta no carregamento para o visitante
Objetivo da landing page
O principal objetivo de uma landing page é a geração de leads, ou seja identificar o visitante anônimo, captando informações como e-mail, nome e telefone para que possa iniciar o relacionamento, conduzindo até o momento da compra.
As landing pages também são eficientes na utilização com a base de clientes, quando existe a necessidade de comunicar uma oferta através de e-mail marketing. Assim o cliente recebe o e-mail e ao clicar, é direcionado a landing page da oferta desejada.
Outra vantagem da landing page é sua indexação no google, que através de conteúdos e palavras-chave adequadas pode ajudar a atrair ainda mais tráfego orgânico para seu site.
Como criar landing pages
Felizmente existem ferramentas de criação de landing pages que podem ajudar, sem que necessariamente necessite contratar um profissional para desenvolver. Existem templates prontos que facilitam tanto a criação quanto a publicação das landing pages, porém, se o nível de exigência for maior existem empresas especializadas no desenvolvimento de landing pages de alta conversão.
Existem inúmeras ferramentas para criação de landing pages, podemos citar algumas como a RD Station Marketing, HubSpot, Unbounce e Leadpages. Fatores que devem ser avaliados na escolha são boa variedade de templates, responsividade, plugins de SEO e estatísticas de acesso devem ser levados em conta
Conclusão
A landing page pode ser considerada uma peça dentro da estratégia de marketing de conteúdo, e para que tenha resultados efetivos precisa estar ligada a ofertas e materiais ricos que despertem o interesse do persona em questão. Sua aplicação, de maneira correta pode ajudar a aumentar significativamente a taxa de conversão de visitantes em leads.
Se sua empresa já possui um site e deseja utilizar as landing pages na sua estratégia digital, que tal começar hoje mesmo?
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