O que é CRM e por que devo utilizá-loOtimize seu processo comercial

Atender o cliente e servi-lo bem nem sempre é fácil. Mas é uma das tarefas de maior valor de qualquer negócio. Cliente bem-marcado é cliente feliz – e cliente feliz é cliente que volta. Hoje em dia são tantos canais, redes, informações pra acompanhar, às vezes mal controladas. Então, é para isso que existe o CRM, assunto de hoje. O que você vai ver?
• O que é CRM;
• Como funciona;
• E por que usar.
Vamos lá?

O que é CRM?

CRM, ou Customer Relationship Management, Gestão de Relacionamento com o Cliente no português, é um tipo de software. No caso, voltado para o atendimento ao cliente. Um dos maiores da atualidade, no Brasil, é o RD Station. Não é exatamente um CRM, mas uma plataforma de automação tudo-em-um, que inclui CRM.
Hoje, com a computação, a internet, os diversos dispositivos como smartphones, aplicativos, ferramentas, etc. e tudo o mais, às vezes, é muito difícil manter o controle de uma relação de negócios com um cliente. O CRM serve para resolver justamente esse tipo de problema: automatiza várias etapas dos processos de negociação, registra histórico, centraliza canais de atendimento etc.

Como funciona um CRM?

É muito simples. São basicamente duas etapas: cadastrar um cliente na ferramenta, com todos os dados que você tiver disponível, e registrar as informações. Fez uma ligação? Registre. Uma conversa pelo WhatsApp? Registre. Por quê? Dessa maneira, se mais de uma pessoa se envolver na negociação, por exemplo, o trabalho não se repete.
E mais, ele pode ser evoluído. Se uma primeira pessoa começou o trabalho (fez uma ligação), uma segunda pode continuá-lo (consumindo o histórico e preparando uma apresentação), por exemplo. Mais ainda: a real vantagem de um bom CRM está no fato de que possui muitas integrações, com módulo de automação de  marketing por exemplo. Então muitas informações são automaticamente registradas (como um fluxo de e-mails).

Benefícios: por que utilizar a ferramenta?

Geração de valor

Fazer negócio é fazer dinheiro. Você entrega algo de valor ao cliente, e ele lhe dá o dinheiro dele em troca disso. O CRM facilita, simplifica, enxuga esse processo. Ou seja: mais dinheiro, com menos gasto, em menos tempo, com menos esforço.

Centralização

Sua empresa tem Website? WhatsApp? E-mail? Instagram? YouTube? Telefone? E por aí vai? Às vezes parece impossível saber de onde um cliente surgiu, como a relação com ele continuou, etc.?

O CRM lhe dá a possibilidade de centralizar, senão tudo, boa parte desses canais e da informação gerada através deles.

Fluxos de trabalho

Vamos supor que o pessoal de vendas tenha um determinado fluxo de trabalho estruturado na sua empresa. Podemos chamar isso de funil de vendas: um potencial cliente entra no topo, e sai como um cliente pagante no final. O CRM permite digitalizar e automatizar algumas etapas desse processo.

Inteligência de dados

Vários dados podem ser medidos com um CRM. Inclusive os gargalos no seu processo de vendas, bem como etapas da jornada de compra onde mais negócios são perdidos. E assim você pode melhorá-lo e fechar mais negócios.

Conclusão

Se a sua empresa pretende escalar as vendas, otimizar o tempo da equipe comercial e gerir o fluxo de leads desde a captação nos canais digitais bem como fidelizar clientes, então o CRM é fundamental dentro da estratégia.
Dar o primeiro passo pode ser mais simples do que parece, pois atualmente existem inúmeras ferramentas de CRM disponíveis. Algumas delas até com versão gratuita para quem está começando como é o caso do RD Station CRM, que oferece além de plataforma 100% em nuvem possibilita integração posterior com o RD Station marketing também.

Quer saber mais como um CRM pode ajudar sua empresa a crescer?