- 2 de abril de 2020
- Postado por: Maiko Petry
- Categoria: Segurança
O que é backup em nuvem?Seus dados em segurança na nuvem
- 2 de abril de 2020
- Postado por: Maiko Petry
- Categoria: Segurança
O backup em nuvem ou também chamado de cloud backup nada mais é que o processo de fazer cópia segura dos dados locais em servidores remotos baseados na nuvem.
Para entender melhor, vamos começar com um pouco de história, para aqueles com mais tempo na área de TI devem lembrar dos dispositivos de backup como fitas magnéticas, disquetes, mídias opticas CD’s e DVD’s. Havia também a função do ‘operador de backup’, aquele que era responsável pela execução, conferência e guarda dos volumes de backup’s.
Como a capacidade de armazenamento destes dispositivos era limitada, não era incomum encontrar nas empresas armários e até salas exclusivas para a guarda dos volumes fisicamente. Uma simples solicitação de restauração de arquivo para TI era sinônimo de preocupação para a equipe, pois teria que encontrar fisicamente o volume e ainda torcer para que a mídia não estivesse danificada com a ação do tempo.
Felizmente a tecnologia evoluiu, novas ferramentas foram criadas para ajudar nesta tarefa crítica de garantir a continuidade da empresa em caso de desastre. A capacidade e estabilidade dos link’s de internet trouxeram a alternativa para efetuar backup’s remotamente em unidades da própria empresa, ou na nuvem através da estrutura resiliente de grandes operadores como Amazon Aws, Microsoft Azure e Google cloud.
Juntamente com a evolução do meio de transmissão dos dados, houve também a evolução das plataformas de gerenciamento de backup em nuvem, trazendo a possibilidade de automação dos processos, aumento de segurança e gestão pró ativa de eventos.
Por que sua empresa deve usar o backup em nuvem?Vantagens do backup em nuvem
Considerando o crescente número de ameaças virtuais, contratar um plano de backup em nuvem pode ser uma ótima alternativa para mitigar os riscos envolvidos com a segurança da informação. Segundo relatório da Kaspersky, mais de 230 mil usuários foram alvos de ataques ransomware somente no segundo trimestre de 2019, indicando que o número mais que dobrou em relação ao ano anterior.
Relacionamos abaixo algumas vantagens da utilização do backup em nuvem:
Camada de proteção confiável
O fato de os dados críticos de sua empresa estarem em um servidor remoto corporativo, reduzem drasticamente o risco de qualquer problema com um possível restore (recuperação). Pelo simples fato de não depender de mídia física como um Hd externo, ou não estar exposto a incidentes como incêndio ou furto já elevam consideravelmente o nível de segurança.
Agilidade na Recuperação
Basta acessar o painel de gerenciamento, e de forma intuitiva é possível recuperar arquivos individuais ou conjunto de dados em questão de minutos, sem depender da localização física de mídias como ocorre no backup em dispositivos locais.
Flexibilidade no armazenamento
Seu volume de backup cresceu? Sem problemas, basta contratar o volume adicional sob demanda e utilizar imediatamente. O mesmo ocorre quando seu volume de dados, ou sua política passa a ocupar menos espaço, possibilitando redução de custos.
Facilidade no gerenciamento
Deixe a tarefa agendada de acordo com sua política e automatize o processo. A gestão passa a ser automatizada, exigindo o mínimo de intervenção humana, com confiabilidade, já que qualquer incidente na plataforma imediatamente o administrador será comunicado.
Tipos de backupComo escolher a melhor estratégia
Após optar pelo backup em nuvem, é necessário definir qual será o tipo de backup a implementar. A decisão do tipo de backup a utilizar deve ser tomada com bastante cuidado, levando em conta o volume de dados, tempo necessário de retenção, velocidade e capacidade do link e investimento disponível.
Backup completo ou FULL
É o tipo em que todos os dados são copiados para estrutura em nuvem, é como se tivesse uma ‘fotografia’ dos dados a cada backup. O ponto negativo é que a cada backup todos os arquivos são copiados independente de terem sido alterados ou não, podendo causar lentidão quando o volume de dados é elevado.
Incremental
A partir do primeiro backup completo ou FULL, são criados backups adicionais somente dos arquivos que tiveram alteração em relação ao anterior. Desta forma torna-se bem mais rápido e ocupa menos volume na nuvem, em contrapartida deve-se tomar cuidado com a sequência dos backups, pois para restaurar todos os arquivos será necessário a sequência do Full + incrementais.
Diferencial
Similar ao incremental, o diferencial é executado também a partir de um primeiro backup FULL, porém a cada backup diferencial são atualizados todos os dados diferentes do primeiro FULL, então em caso de restauração é necessário o último backup diferencial + o último backup FULL. Em geral exige um pouco mais de espaço que incremental, porém diminui o risco de perda de dados em caso de necessidade de restauração.
Qual plataforma de backup escolher?Estimando custo benefício
Uma dica nesse momento é avaliar com bastante cuidado um plano corporativo com boa reputação no mercado e principalmente com um bom suporte, afinal estamos tratando da continuidade da sua empresa em caso de desastre. O preço deve ser um dos fatores avaliados, mas não o determinante.
Imagine quanto custa sua empresa parada, sem acesso à informação, sem conseguir atender clientes ou mesmo emitir documentos fiscais e efetuar transações no financeiro.
Existem inúmeras soluções disponíveis, desde gratuitas até plataformas extremamente confiáveis com alto nível de SLA ( Service level agreement).
Relacionamos alguns tópicos que podem ajudar neste momento de escolha:
SLA (Service Level Agreement)
Verifique com o fornecedor qual é o SLA ( Service level agreement) ou % de disponibilidade da plataforma, sua empresa não pode correr o risco de ficar sem a ferramenta quando mais precisa.
Suporte
A agilidade no suporte pode ser um diferencial, ele irá ajudar nos momentos críticos a resolver eventuais problemas, indicar melhores práticas e ainda esclarecer dúvidas.
Facilidade na operação
Nem todas as empresas contam com equipe de TI interna para configurar e operacionalizar a ferramenta, então procure soluções que tenham interface amigável e de fácil operação e gerenciamento.
Automação
Busque plataformas que possam ser automatizadas, que as tarefas sigam de acordo com a política definida e gerem alertas com envios em tempo real via e-mail ou SMS para o gestor.