O impacto das gerações em sua marcaEntender para proporcionar a melhor experiência

Uma das obrigações do marketing atualmente é compreender o conjunto de características de cada geração, pois as mesmas explicam muito sobre o comportamento do cliente. Nos últimos anos, tem se falado cada vez mais sobre as chamadas gerações millennials e Z, que abrangem o público mais jovem, mas ao mesmo tempo, também é preciso estar atento as demandas da geração X e dos baby boomers, que correspondem aos adultos e idosos.

Portanto, antes de mergulhar mais a fundo dobre o impacto que as diferentes gerações podem gerar em um negócio, o primeiro passo é entender melhor sobre o conceito de cada geração.

Como diferenciar as gerações

A seguir temos um recorte temporal que demonstra qual o grupo pertencente a cada geração.

– Geração Baby Boomers: são os indivíduos que nasceram entre as décadas de 40 e 60;
– Geração X: pessoas nascidas entre as décadas de 60 e 80;
– Geração Y: são os nascidos entre os anos de 1980 e 1995, também chamados de ‘millennials’;
– Geração Z: pessoas nascidas entre 1995 e 2010;
– Geração Alpha: são os nascidos a partir do ano de 2010

É importante destacar que as datas de início e término de cada geração são aproximadas, aplicadas para identificar tendências inerentes as pessoas que fazem parte de cada grupo. No entanto, essas tendências não devem ser generalizadas para todos os indivíduos nascidos nesse intervalo de tempo.

Como agir para se comunicar melhor com cada geração

A seguir, temos as maiores características de comportamento de cada geração, o que influencia diretamente na maneira como as marcas devem se comunicar e se aproximar de seus clientes que pertencem a elas.

Geração Baby Boomers

Os indivíduos da geração Baby Boomers possuem hoje entre 60 e 80 anos, tendo nascido no período após a Segunda Guerra Mundial e crescido em uma sociedade que discutia temas como liberdade e direitos civis. Em termos de consumo, essa é uma geração que concentra grande riqueza e possui influência na tomada de decisões dos meios político e corporativo.

Por terem nascido e crescido em uma época bastante diferente dos dias atuais, essa geração demonstra uma certa resistência às mudanças, e costuma preferir um método mais tradicional no contato com as empresas.

Geração X

A geração X, formada por pessoas entre 40 e 60 anos, cresceu durante a Guerra Fria e a ditadura militar no Brasil, o que intensificou características como o individualismo e a disciplina.

Também com um poder de consumo elevado, os indivíduos dessa geração estão diretamente envolvidos com o empresariado brasileiro, representando quase 40% dos donos de empresas no país. No relacionamento com as marcas, esse grupo demonstra valorizar questões como respeito e estabilidade.

Geração Y

A geração Y, ou millennials, correspondem aos consumidores entre 25 e 40 anos, os quais são o público-alvo de muitas marcas. Nascidos no início da Era Digital e acostumados a informatização, esses indivíduos se adaptam facilmente as mudanças e apreciam marcas ousadas e capazes de oferecer uma experiência de compra diferenciada.

Essa geração também está cada vez mais acostumada a realizar suas compras dentro do ambiente online, o que exige que as marcas ofereçam um site responsivo para dispositivos móveis e aplicativos de qualidade. Outra característica marcante dos millennials é o imediatismo e a preferência em receber um atendimento mais direto ao ponto, diferente do observado nas gerações anteriores.

Geração Z

Seguindo os passos dos millennials, os jovens da geração Z, que estão com idades entre 10 a 25 anos, são vistos pelo marketing como ágeis e extremamente conectados. Esses indivíduos também estão ainda mais envolvidos com o ativismo e a vontade de fazer a diferença em questões sociais e ambientais. Por isso, costumam priorizar marcas e empresas engajadas e com perfis ativos nas redes sociais.

Conclusão

Entender para qual geração seu produto ou serviço está focado pode ser o primeiro passo para segmentar a comunicação e proporcionar a melhor experiência para o cliente. Nesse contexto o marketing analítico com suas ferramentas baseadas em dados pode ajudar não só a entender melhor o comportamento do público bem como identificar ações que podem potencializar o alcance e a geração de negócios.
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