MauticAutomação de marketing open source

Hoje, a automação das operações comerciais não é uma opção mas sim uma obrigação para a empresa que busca melhorar sua eficiência e produtividade. É o caso, por exemplo, das ações relacionadas ao Marketing Digital.
Automatizando as operações de Marketing Digital é possível obter melhores resultados e, com isso, alcançar os objetivos que foram planejados para essa área.
Continue a leitura e conheça, a seguir, as principais vantagens que uma ferramenta poderosa de automação de Marketing, como o Mautic, pode oferecer ao seu negócio.

Nutrição de leads em campanhas de Marketing Digital

Ao usar uma ferramenta de automação de Marketing, você pode agendar publicações de posts em ambientes como blogs e mídias sociais, por exemplo, para nutrir os seus leads e, assim, garantir que sejam fidelizados.
A nutrição de leads é uma estratégia importante para o desenvolvimento de uma empresa, uma vez que pode garantir que o seu lead siga pelo funil de marketing como planejou. Mais que isso, na verdade, é uma solução que pode educar e fidelizar os seus clientes.

O Mautic, oferece tudo isso e ainda possibilidade de integração com seu CRM via API. Com esse poderoso recurso é possível definir em qual momento o lead será transferido para a equipe de vendas automaticamente. Chamamos esse processo de MQL (Marketing Qualified Leads) ou lead qualificado por marketing.

Maior eficiência e controle, no que se refere às campanhas de Marketing Digital

Uma ferramenta de automação de Marketing Digital garante que automatize suas campanhas de e-mail marketing, por exemplo, o que pode fazer com que aumente seu número de clientes e de vendas.
O Mautic, nesse sentido, pode ajudar. Ela possibilita gerenciar campanhas e envios de e-mails personalizados para os seus leads, o que garante diferenciação ao seu negócio. É possível criar fluxos automáticos de resposta de e-mail’s personalizando a comunicação de acordo com o comportamento de cada lead.
Existe recurso na ferramenta para criar um evento com data selecionada ou agendar ações capazes de otimizar as suas campanhas de Marketing. Na prática, reduz erros e evita que deixe de realizar uma ação, por conta do excesso de trabalho, por exemplo.

Monitoramento de mídias sociais e controle de crise

Hoje, monitorar o que as pessoas andam dizendo sobre sua empresa nas redes sociais, como Facebook e Instagram, é uma ação fundamental para que evite situações que podem colocar à imagem do seu negócio em risco.
Mais que isso, na verdade, pois também é uma tarefa que possibilita que preste um atendimento de excelência aos seus clientes ou potenciais consumidores.
Então, nesse sentido, podemos dizer que uma ferramenta de automação de Marketing pode ajudar. O Mautic potencializa a gestão de mídias sociais, garantindo que a empresa tenha controle em relação ao que dizem sobre ela.
Por exemplo, se a empresa é marcada em um post, digamos, no Twitter, que reflete a dúvida de um cliente, o pessoal de Marketing Digital pode não apenas resolver a questão levantada, mas também explorar o momento para positivar/reforçar a imagem da organização no ambiente online.

Conclusão

Existem inúmeras ferramentas para ajudar na tarefa de automação de marketing para as empresas que desejam ganhar escala no mundo digital. A escolha nem sempre é uma tarefa fácil, depende de fatores como orçamento, maturidade digital da empresa, recursos desejados e manutenção da plataforma em operação.
Nesse cenário a ferramenta de automação de marketing Mautic, pode ser uma excelente alternativa para a marca que busca potencializar suas ações de Marketing Digital e alcançar, com isso, melhores resultados.

Para conhecer mais sobre a plataforma Mautic fale com um de nossos consultores!



Autor: Maiko Petry
Maiko Petry é formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em sistemas distribuídos e MBA em Gestão de TI pelo IBPEX Uninter. Possui 20 anos de experiência em gestão de TI, aplicações de missão crítica, soluções Cloud, tendo atuado também como consultor de implantação e executivo de vendas de ERP. Atualmente é sócio da Nouem Soluções digitais com o propósito de ajudar as empresas a transformarem seus negócios para a era digital.