Data driven marketingEstratégia orientada por dados

A expressão “data driven” corresponde a uma estratégia que é orientada a partir do armazenamento e da análise de dados. No meio do marketing, esse conceito descreve uma metodologia que prioriza a coleta e o processamento de dados dos consumidores como ponto de partida para a tomada de decisões estratégicas.

Através dessa metodologia, que está diretamente relacionada a conceitos como Big Data, Analytics, Machine Learning e Business Intelligence, a empresa tem acesso a informações bem embasadas sobre seus clientes e a relação de consumo dos mesmos com os produtos e serviços oferecidos. Desse modo, é possível desenvolver ações específicas e garantir uma importante vantagem competitiva.

Quais são as vantagens do Data Driven Marketing?

Confira a seguir os principais benefícios dessa estratégia para o marketing analítico das empresas:

Segmentação de clientes

Através do Data Driven Marketing, os recursos investidos em ações publicitárias são otimizados, pois é feita uma segmentação minuciosa, direcionando os anúncios para o público da marca. Consequentemente, há uma melhora considerável nos resultados e um aumento nas taxas de conversão.

Elaboração de conteúdos atrativos

Nos dias de hoje, já está mais do que comprovado que a criação de conteúdos genéricos não é o suficiente para atrair e cativar o público. Ao processar e analisar grandes fluxos de dados sobre os consumidores, a empresa é capaz de identificar o que esses clientes consideram relevante, e a partir de então produzir conteúdos específicos e com um ótimo potencial de engajamento.

Melhorias nos produtos e serviços

Caso necessário, as companhias também podem aprimorar os seus produtos e serviços com base nas opiniões e preferências observadas no público-alvo.

Experiência de compra diferenciada

Todo o processo de compra pode ser adaptado e aperfeiçoado a partir dos dados analisados, o que inclui desde os métodos de pagamento aceitos e a experiência de navegação até as modalidades de frete disponíveis. Desse modo, ao melhorar o processo, a empresa aumenta as chances de converter mais leads e de transformar novos clientes em clientes frequentes.

O que é necessário fazer para aderir a esse conceito?

A adoção de uma nova estratégia de marketing analítico não é algo simples, mas os seus benefícios a médio prazo podem ser bastante recompensadores. Dito isso, veja abaixo quais são as etapas necessária para implementar essa metodologia baseada em dados:

Estabelecer um objetivo

O primeiro passo para aderir ao Data Driven Marketing é definir quais metas e resultados a empresa pretende obter com essa metodologia, e também estabelecer padrões de política de dados e mecanismos de gestão para esses ativos.

Qualificar a equipe de colaboradores

O time precisa ser devidamente treinado e instruído acerca do processo de coleta e análise de dados. Além disso, o ideal é que os diferentes setores da empresa estejam integrados para que haja um canal de compartilhamento de informações entre eles, pois o Data Driven não se limita ao setor de marketing.

Desenvolver métricas (KPI's)

Desenvolver os Indicadores de Performance (KPIs) é uma etapa importante para que a empresa saiba o que pretende obter de sua gestão e análise de dados. É possível que os KPIs precisem ser atualizados com o tempo, conforme a empresa for identificando novas métricas relevantes para a sua estratégia de negócio.

Adotar uma ferramenta de analytcs eficiente

Para aproveitar todo o potencial da cultura Data Driven, é essencial contar com o auxílio de um bom software de processamento de dados. Dessa maneira, a empresa consegue direcionar seus esforços ao que realmente importa e ter acesso a dados tratados e segmentados.

Conclusão

Segundo pesquisa realizada pela Métricas Boss, Buscar ID e Opinion Box, 79% dos profissionais de marketing alegam desafios para trabalhar com métricas, e apenas 24% afirmam aplicar técnicas orientadas a dados para tomada de decisões.
Essa informação deixa claro o tamanho do caminho ainda a ser percorrido pelas empresas com o marketing orientado a dados. Por outro lado, identifica-se uma grande oportunidade para se destacar da concorrência utilizando o data driven marketing alinhada ao estratégico das corporações.
A Nouem tem em seu DNA o data driven marketing e busca desenvolver projetos que otimizam o orçamento,  guiando as empresas para assertividade nas tomadas de decisões.

Que tal começar hoje mesmo a usar o data driven em sua empresa?



Autor: Maiko Petry
Maiko Petry é formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em sistemas distribuídos e MBA em Gestão de TI pelo IBPEX Uninter. Possui 20 anos de experiência em gestão de TI, aplicações de missão crítica, soluções Cloud, tendo atuado também como consultor de implantação e executivo de vendas de ERP. Atualmente é sócio da Nouem Soluções digitais com o propósito de ajudar as empresas a transformarem seus negócios para a era digital.