Como aparecer no googleA vitrine do seu negócio

Com o mercado digital ganhando força, hoje aparecer no Google se tornou um dos desejos dos empreendedores. Afinal, estar nas primeiras posições do principal buscador da internet aumenta significativamente as chances de conquistar mais clientes e, automaticamente, melhorar os resultados.
Para se ter uma idéia do potencial, de acordo com o site internetlivestats.com , o Google processa mais de 3.5 bilhões de buscas diárias, e estar no Google significa que o seu site é reconhecido pelo buscador, que passa a entregar para os usuários o conteúdo que você publica nele, assim como seus produtos e serviços.
Agora, a dúvida de muitos é: como conseguir aparecer no Google? E é sobre isso que vamos falar a seguir. Confira!

O que significa aparecer no Google?

Quando um site aparece nas pesquisas do Google, significa que ele foi indexado pela maior empresa de internet de mundo. Isso proporciona para empresa não apenas um reconhecimento no mundo digital, mas também oportunidades de gerar mais tráfego e conquistar novos clientes.
Cada vez mais, o marketing digital tem sido utilizado como uma das principais estratégias dos empreendedores para se destacarem na internet. Ainda mais agora dentro do contexto da pandemia, onde as pessoas precisam ficar em casa, as compras e busca por conteúdos, produtos e serviços na internet aumentaram. Ou seja, as empresas que ainda não têm uma presença online significativa estão perdendo oportunidades de negócio.

O que fazer para aparecer no Google?

Existem diversas estratégias para aparecer no Google, sendo que algumas delas podem ser através de anúncios pagos utilizando para isso o Google Ads. E há também a forma orgânica, ou seja, gratuita, através da produção de conteúdo e otimização do site.
Para isso, é preciso usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que significa Otimização para Mecanismos de Busca. Os sites e blogs que aparecem nos primeiros resultados do Google utilizaram SEO para isso, criando conteúdo otimizado e que são reconhecidos pelos robôs do Google.

Afinal, o que é SEO e como é feito?

Um especialista ou agência de marketing trabalha o SEO através de diversas estratégias que irão levar o site até a primeira página do Google. O primeiro passo é fazer uma pesquisa de palavras-chave correspondentes ao nicho de atuação da sua empresa, desenvolvendo também pautas que podem ser de interesse do seu público.
Além de criar um conteúdo estratégico, é preciso respeitar alguns critérios do Google, como a utilização de imagens com descrição, fazer o chamado link building, que é conseguir que sites e blogs renomados apontem para o site da sua empresa.
Isso mostra para o Google que o seu conteúdo tem relevância e, assim, ele irá mostrar mais o seu site sempre que alguém fizer uma pesquisa relacionada ao seu nicho.

Passos básicos para aparecer no Google

Ter um site responsivo

Um site responsivo é aquele que entrega a mesma experiência ao usuário independente da utilização de celular, tablet ou um PC. As dimensões das imagens e componentes são ajustadas automaticamente de acordo com as dimensões do dispositivo.

Fazer pesquisa de palavras-chave

As palavras chave são o meio que os motores de busca utilizam para encontrar seu negócio. Existem ferramentas que podem ajudar nesta fase do planejamento das palavras chave a utilizar, por exemplo o Google ads ou SEMrush.

Utilizar técnicas de SEO em conteúdos

Textos longos nem sempre são a melhor opção para quem busca ranqueamento. Para ajudar neste quesito também existem ferramentas disponíveis como o Yoast Seo que mesmo na versão gratuita entrega ótima funcionalidade

Otimizar o título e a descrição

Um título que condiz com o conteúdo da página e descrições objetivas são técnicas simples que podem ajudar bastante no ranqueamento do seu material. Na própria URL da sua página procure usar a palavra chave escolhida se possível evitando usar códigos e caracteres especiais.

Trabalhar com imagens e vídeos

Trabalhar com imagens otimizadas, com qualidade, resolução adequada e texto alternativo ajuda bastante na indexação junto ao google. Mesclar com vídeos também é uma ótima alternativa dependendo do foco do seu conteúdo

Compartilhar nas redes sociais

De acordo com o objetivo do seu conteúdo, ele também pode ser compartilhado nas redes sociais. Os motores de busca também utilizam as redes sociais para encontrar conteúdos relacionados ao assunto pesquisado.

Além dessas estratégias, há ferramentas como o Google search console que ajudam o seu site a ser indexado no buscador. Sem dúvida, o apoio de uma agência especializada faz toda a diferença para que você possa trabalhar com diferentes ferramentas e estratégias que irão se complementar e entregar o resultado esperado.

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Autor: Maiko Petry
Maiko Petry é formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em sistemas distribuídos e MBA em Gestão de TI pelo IBPEX Uninter. Possui 20 anos de experiência em gestão de TI, aplicações de missão crítica, soluções Cloud, tendo atuado também como consultor de implantação e executivo de vendas de ERP. Atualmente é sócio da Nouem Soluções digitais com o propósito de ajudar as empresas a transformarem seus negócios para a era digital.

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