- 27 de julho de 2020
- Postado por: Maiko Petry
- Categoria: Produtividade
Automação de marketing: como alavancar suas vendasReduza seu custo de aquisição de clientes
- 27 de julho de 2020
- Postado por: Maiko Petry
- Categoria: Produtividade
Muitas tecnologias foram criadas com o objetivo de tornar as iniciativas de marketing digital cada vez mais precisas, além de mais baratas e com maiores chances de alcançar seus objetivos. Contudo, é bastante interessante facilitar o caminho até que uma venda seja finalmente realizada. É aí que entra a automação de marketing.
Entenda como funciona e de que forma ela pode ajudar a impulsionar seu negócio, independentemente do porte.
Para que serve a automação de marketing?
Trata-se de uma ferramenta criada sob demanda para facilitar ainda mais a conversão de um lead em uma venda, automatizando todos os processos necessários para levar o público-alvo diretamente à página de compra.
É possível criar um cronograma digital, o qual alimenta automaticamente possíveis interessados com informações pertinentes e de qualidade até chegar à página de aquisição. O processo de convencimento pode variar de acordo com o modelo de negócios, portanto, deve ser trabalhado de forma bastante precisa para não se tornar burocrático.
Uma automação de marketing ajuda a simplificar o funil de vendas, informando ao cliente tudo o que precisa saber a respeito dos produtos ou serviços até a etapa final.
De que forma ela pode ajudar minha empresa?
Não é possível realizar uma campanha publicitária de sucesso sem antes conhecer a fundo o perfil de seu público. Através de estudos constantes sobre o mindset das audiências, é possível criar iniciativas customizadas e, com isso, prover atendimentos personalizados aos clientes.
Exemplificando, imagine uma empresa que comercializa pacotes de viagens, desde viagens para um público mais descolado e aventureiro até viagens com intuito histórico e religioso. Durante a jornada de compra, desde a busca até a experiência da viagem os conteúdos consumidos são distintos e é nessa segmentação que entram as ferramentas de automação de marketing.
O custo de aquisição por cliente (CAC) será reduzido, uma vez que boa parte da etapa de fidelização até o momento da compra será trabalhada antecipadamente, através de landing pages customizadas e conteúdos, reduzindo a necessidade de maiores investimentos para deixar claro os objetivos do que é oferecido pelo canal de vendas.
Pode ser bastante incômodo para o possível cliente ter de voltar a pesquisar sobre o assunto. Em alguns casos, pode ser que ele se sinta mais confortável em fechar negócio com outra empresa que tenha sido eficaz na resolução de suas dúvidas. Por isso, o processo de automação de marketing deve criar um caminho claro e eficaz na explicação de dúvidas dos usuários.
Como trabalhar para que as coisas deem certo?
Toda iniciativa de marketing depende de planejamento inicial adequado para funcionar. É preciso, antes de tudo, determinar as características de seu produto e serviço, de que forma ele pode ajudar as outras pessoas e quais as principais dúvidas com relação a ele.
A produção de conteúdo de qualidade implica na criação de textos atraentes, bem escritos e que respeitem técnicas de Search Engine Optimization (SEO). Ferramentas de automação de marketing podem ajudar a apresentar as palavras-chave mais procuradas com relação a temas específicos, o que facilita a busca de sua empresa nos principais mecanismos de busca.
Aparecer nos mecanismos de busca é fundamental: você sabia que o Google registra cerca de 3,5 bilhões de buscas diárias em sua plataforma de pesquisa? A automação de processos certamente irá ajudar você a alcançar melhores resultados.
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