A Importância do Marketing de ConteúdoO combustível do inbound marketing

Hoje, sem sombra de dúvida, o marketing de conteúdo assume posição especial numa estratégia de captação de clientes a partir de canais digitais, como blog, site e redes sociais, por exemplo. É uma solução barata, mas que pode oferecer bons resultados a uma empresa. Uma pesquisa desenvolvida pela Demand Metric destacou que o marketing de conteúdo custa 62% menos que o marketing tradicional.

Para saber melhor o que é marketing de conteúdo e conhecer sua importância para o desenvolvimento do seu negócio, continue a leitura.

Saiba o que é marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital que tem, basicamente, por objetivo atrair personas ou leads de maneira espontânea, a partir do fornecimento de conteúdos de qualidade, relevantes e úteis para a vida do público que se busca atingir.
É uma solução muito utilizada por várias empresas para alimentar seu site, blog e redes sociais online, como perfis em Facebook, Instagram, LinkedIn, etc.
O marketing de conteúdo pode produzir conteúdos sob os mais diversos formatos, como vídeo, texto, imagem, gráficos, entre outros. A escolha do formato ideal deve considerar não apenas o tipo de rede social em que o conteúdo será publicado, mas também o público-alvo a que ele se destina.
Outro ponto a se destacar em relação ao marketing de conteúdo é que ele pode abordar assuntos ou temas visando aos mais diversos objetivos de uma empresa, como educar os clientes ou potenciais consumidores, ou agregar valor à marca, aos produtos e aos serviços.

Conheça a importância do marketing de conteúdo para sua empresa

Muito mais que uma estratégia que é capaz de agregar valor a uma marca, bem como aos seus produtos e serviços, a partir de conteúdos de qualidade, o marketing de conteúdo se apresenta como uma solução indispensável para a empresa que deseja obter uma boa posição nos sistemas de buscas da web, como o Google, um dos mais populares.
É que o marketing de conteúdo se vale de diversas técnicas do marketing digital para fazer a marca ocupar uma excelente posição no ambiente digital, por exemplo, técnicas de SEO (otimizadores de buscas). Algumas das técnicas que podemos destacar são: uso de palavras-chave, linkagem interna e externa, códigos HTML (heading tags), etc.
Assim sendo, é uma solução que pode ajudar uma empresa a conquistar seus objetivos no ambiente digital.

Confira os principais benefícios do marketing de conteúdo

De maneira breve, destacamos abaixo os principais benefícios dessa ferramenta do marketing digital:

Agrega valor a marca

A propensão das pessoas é de comprar de marcas que lhes agradam, portanto, seus conteúdos aproximam sua marca do visitante que está procurando uma solução para seu problema. Um leitor assíduo do seu blog, com certeza irá lembrar da sua marca quando necessitar de seu produto ou serviço assim como certamente irá indicar também para terceiros.

Reduz custo de aquisição de clientes

Conquistar um novo cliente com o menor custo possível, esse é um objetivo que possivelmente interesse a qualquer negócio. Através do marketing de conteúdo é possível reduzir o CAC , ou custo por aquisição de cliente utilizando menos a equipe de vendas para as fases de prospecção e saneamento de dúvidas. O intuito é preparar o cliente para o momento da compra através dos conteúdos que podem ser e-books, vídeos, post de blog e webinars.

Aumenta o tráfego do site

Uma das fases do Inbound marketing é a atração, quando a empresa busca trazer interessados em suas soluções para seu site. Segundo a content trends 2018, 86,7% das pessoas usam o Google para se informar, ou seja, o conteúdo desde que bem preparado com técnicas de SEO, será a porta de entrada para o futuro cliente entender melhor o produto ou serviço oferecido

Incremento no número de clientes e vendas

Quase que uma consequência das vantagens anteriores, o aumento da geração de vendas é a próxima etapa da estratégia. O conteúdo pode ser formatado para cada etapa do funil de marketing, dividido em topo, meio e fundo do funil. O comportamento e o consumo de conteúdo pelo lead o levarão automaticamente para o momento de compra.

Agora que conhece melhor a importância de contar com o marketing de conteúdo, não deixe de adotar essa solução na estratégia de crescimento da sua empresa.

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Autor: Maiko Petry
Maiko Petry é formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em sistemas distribuídos e MBA em Gestão de TI pelo IBPEX Uninter. Possui 20 anos de experiência em gestão de TI, aplicações de missão crítica, soluções Cloud, tendo atuado também como consultor de implantação e executivo de vendas de ERP. Atualmente é sócio da Nouem Soluções digitais com o propósito de ajudar as empresas a transformarem seus negócios para a era digital.

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